Atriz cobra direitos conexos na justiça

Por - 21/12/05 às 17:25

A atriz e diretora Kátia D’Angelo entrou com uma ação Cível no Tribunal de Justiça do Rio, reivindicando a cobrança dos direitos conexos de sete filmes dos quais participou. Entre alguns títulos estão Barra Pesada (pelo qual conquistou o Kikito de Melhor Atriz, no Festival de Gramado, em 1978), Fulaninha, O Caso Cláudia e O Lado Certo da Vida Errada.

Segundo o advogado da atriz, Bruno Calieri, a ação questiona e pede a nulidade da cessão de direitos por parte da atriz.

“Essa cessão é proibida pela lei que regulamenta a profissão de artista. Queremos que sejam reconhecidos os direitos dela sobre a produção e venda de vídeos e DVDs no Brasil, e venda para o exterior desses filmes”, explica o advogado à reportagem do OFuxico.

Se ganhar a causa, Kátia poderá beneficiar vários artistas que atuaram em diversas produções, antes da criação da Lei de Direitos Autorais (nº 9.610/98). Em Barra Pesada, exibido em 1977, Kátia atuou ao lado de Stephan Nercessian, Milton Moraes e Ítala Nandi, entre outros. Em 1977, ela foi uma das estrelas de O Caso Cláudia, ao lado de Jonas Bloch, Nuno Leal Maia e outros. Em Fulaninha, trabalharam ainda José de Abreu, Cláudio Marzo, Mariana de Moraes e Marcos Palmeira.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.