Atriz de Chiquititas é atleta paralímpica; conheça sua história

Por - 10/09/24 às 15:08

Giovanna Boscolo é atleta de arremesso de pesoFoto: Reprodução/Instagram

A atriz Giovanna Boscolo, de 22 anos, que ficou conhecida por interpretar Michellea, em “Chiquititas” entre 2013 e 2015, no SBT, participou dos jogos paralímpicos de 2024 em Paris.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

A jovem é filha de professores de Educação Física e sempre foi incentivada pelo esporte. Na época da novela, era atleta federada em ginástica artística. Porém, após duas lesões, ela recebeu o diagnóstico de Ataxia de Friedreich, uma doença neurodegenerativa rara, que  se caracteriza pela falta de coordenação muscular e motora e pela perda de energia do corpo.

Após o diagnóstico Giovanna cursou biomedicina, e seu TCC foi dedicado a estudar a Ataxia de Friedreich. Ela estagiou no CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e depois trabalhou no setor de Ciência do Esporte, até ser convidada a treinar atletismo.

Deolane Bezerra tem prisão revogada e pode ficar longe da mãe

Em entrevista ao Gshow, ela revelou como seu deu a descoberta da doença. “O diagnóstico da Ataxia veio muito rápido. Foi bem difícil porque eu era atleta, fazia publicidades, novelas… Foi uma mudança muito grande de perspectiva de vida. Como eu ia ser no futuro? Hoje digo para as pessoas viverem o hoje. Eu nunca imaginei que aos 15 anos ia descobrir a doença e hoje, aos 22, estar indo para uma Paralimpíada”, disse.

“O mais difícil foi quando tive que parar o esporte. Adoro a ginástica e tive que interromper repentinamente. Essa força para voltar para o esporte foi mais uma prova que, sim, é possível”, conta.

“Na minha cabeça, eu não poderia mais praticar esportes por conta da Ataxia. Mas, quando descobri o paralímpico e as modalidades adaptadas, vi que era possível. Vi que existiam atletas com dificuldades até maiores que a minha lá, praticando o esporte. Achei sensacional e consegui puxar novamente a minha força e falar: é isso!”

Hoje, Giovanna se dedica a modalidade de arremesso de peso e competiu na classe F32, que reúne atletas com deficiências físicas que afetam a coordenação motora e o controle muscular. A atleta mora em São Paulo com os pais e namora há seis anos o técnico de atletismo Diego Wittner, de 22 anos.

Bruna é estudante de jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e é apaixonada por moda e celebridades. Em seu dia a dia, ama saber um babado e escreve sobre famosos e entretenimento.