Atrizes dividem opiniões após crítica de Russell Crowe
Por Redação - 13/01/15 às 12:06
Já se noticiou que, em uma entrevista dada à revista australiana Women’s Weekly, Russell Crowe teceu fortes críticas às atrizes da sua idade “que insistem em interpretar jovens ingénuas de 21 anos” e que depois lamentam já não haver “papéis para elas”.
Segundo o ator de 50 anos, a ideia de que as mulheres não conseguem boas personagens numa fase mais avançada da vida não é real — basta agirem “de acordo com a idade”, aconselhou.
“Se estivermos dispostos a viver na nossa própria pele podemos trabalhar enquanto actores. A questão é que temos de estar preparados para aceitar que há diferentes fases na vida. Não posso ser o Gladiador para sempre”, disse, fazendo referência ao filme no qual foi protagonista em 2000, e dando ainda como exemplo os casos de Helen Mirren, de 69 anos, e Meryl Streep, de 65.
As declarações de Crowe espalharam-se pela Internet e muitos não gostaram. O Guardian diz que a reação foi “negativa” e fala do cinema como a “indústria mais superficial do mundo”, que “obriga” as atrizes a submeterem-se a operações plásticas.
Ao Telegraph, Meryl Streep defendeu Crowe, concordado que as atrizes não podem ser “ingênuas” e que o seu último papel, uma bruxa no musical Caminhos da Floresta, é “apropriado à idade”. A atriz, que aos 40 anos não aceitou três papéis de bruxas que lhe foram oferecidos, apesar de concordar com o ator.
"Há uma espécie de reação política contra o conceito de as mulheres mais velhas serem demonizadas e de a idade ser esta coisa horrível e assustadora. Não gosto disso. Não gostava quando era mais nova e não gosto agora”, disse.
Já a atrizJessica Chastain, de Interstellar, não foi da mesma opinião, sugerindo que Crowe continua a “meter os pés pelas mãos”. À Cosmopolitan, Chastain lembrou:
"Há atrizes incríveis nos seus 50 ou 60 anos que não têm oportunidades nos filmes. Alguém que diz que existem muitos papéis para pessoas dessa idade é alguém que não está frequentando as salas de cinema”.
No domingo (11) à noite,as atrizes e comediantes Tina Fey, de 44 anos, e Amy Poehler, de 43, anfitriãs do Globo de Ouro, num dos monólogos que fizeram soltar mais gargalhadas na plateia do hotel Beverly Hilton, brincaram com as declarações de Crowe.
“Boyhood: Momentos de Uma Vida prova que ainda há grandes papéis para mulheres com mais de 40 anos, desde que sejam contratadas quando têm menos de 40 anos”, parodiaram, aludindo ao papel da norte-americana Patricia Arquette no filme que demorou 12 anos a ser filmado.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.