Autor fala pela 1ª vez sobre Babilônia: ‘Decepção grande’

Por - 01/06/15 às 19:53

Ag News

Babilônia, a trama das nove da Globo está lidando com problemas de audiência desde que estreou em meados de março. Logo no primeiro capítulo, a novela já trouxe um beijo gay entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg e, no decorrer de sua história, choveram críticas sobre o excesso de maldade nos personagens.

Gilberto Braga, quem escreveu a trama com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, falou pela primeira vez sobre a novela em uma entrevista dada para o jornal O Globo. Depois que viu que a fórmula não estava agradando muito, o trio de autores correu para reescrever muita coisa e o resultado até que foi bom… menos em São Paulo.

“No Nordeste e em Goiás, o começo da novela deu 12 pontos. Aí, fizemos as correções (na trama) e deu certo no Brasil inteiro. Em Santa Catarina, passamos dos 12 pontos para 42… Mas depois das mudanças, a audiência não subiu em São Paulo. Até agora eu sofro a humilhação pública diária de perder para a novela das 19h, I love Paraisópolis”, revelou.

Apesar de todas as mudanças, Gilberto se revelou satisfeito com o rumo da novela, apesar do trabalho que teve para refazer.

“Gosto de tudo o que está no ar. Por que a audiência não sobe? Eu não sei”, analisou.

Autor de tramas consideradas modernas para sua época, como Vale Tudo e Dancin´Days, Gilberto acha que o país se tornou mais conservador, e isso reflete diretamente na audiência.

“O Brasil está mais careta, não tenho a menor dúvida. Quer a prova? Não pode ter nudez nem masculina nem feminina. Nos anos 80 tinha a bunda de um homem de fora na abertura de novela das 19h (“Brega & chique”, de 1987). Hoje não poderia. Por quê? O Brasil encaretou. Por que uma bunda de homem choca? É a realidade que a gente está vivendo. Por que não pode peitinho de mulher? É tão agradável. Até eu que sou gay, gosto”, contou.

Gilberto ainda falou que fica mal quando vê os níveis baixos de audiência, mas tenta seguir em frente.

“ É uma decepção muito grande. Escrevo achando que está bom e na Bahia e em Goiás dou 12 de audiência. O que é isso? Eu fico deprimido. Tento juntar forças para continuar corrigindo, né? Fora que perdi o meu adiantamento, estava adiantadíssimo.

Prestes a completar 70 anos, Gilberto finalizou a entrevista o que mais quer de presente de aniversário.

“Quero ganhar de I Love Paraisópolis”, contou ele.

Globo decide encurtar Babilônia
Opinião: Babilônia é mesmo um fiasco?
Autores aceleram ritmo de Babilônia

---


×