Autora de Harry Potter e Sienna Miller em guerra contra os jornais
Por Redação - 25/11/11 às 14:15
A escritora J.K. Rowling e a atriz Sienna Miller falaram em um tribunal de Londres nesta quinta-feira (17) sobre seus sentimentos de raiva, ansiedade e medo por serem alvos dos tabloides da Grã-Bretanha, descrevendo como intrusão da imprensa as fez se sentirem como prisioneiros em suas próprias casas.
A autora dos livros do bruxo Harry Potter disse que ter jornalistas acampados na porta de sua casa é "como estar sob cerco e como ser uma refém."
Miller disse que anos de perseguições de fotógrafos no meio da noite e revelações íntimas a haviam feito se sentir paranoica, violentada e ansiosa.
"A atitude parece ser absolutamente arrogante", disse Rowling. "(É como se pensassem) Você é famoso, você está pedindo por isso."
Rowling e Miller são apenas duas entre um diversificado elenco de testemunhas.Hugh Grant, um ex-jogador de futebol, um ex-assessor de supermodelo Elle Macpherson e os pais de crianças desaparecidas e assassinadas também disseram que tornar-se o foco dos tablóide da Grã-Bretanha causaram muitos estragos em suas vidas.
Rowling disse que estava completamente despreparada para a atenção da mídia que começou a receber quando lançou seu primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Os sete livros de Harry Potter já venderam mais de 450 milhões de cópias, gerou uma série de filmes de sucesso e transformou Rowling de mãe solteira lutando para sobreviver a uma das pessoas mais ricas da Grã-Bretanha.
"Quando você se torna conhecido … ninguém lhe dá um manual," disse ela.
Os testemunhos destes famosos fazem parte de um inquérito instaurado pelas autoridades britânicas desde que estourou o escândalo sobre escutas ilegais efetuadas por jornalistas do tabloide News of the World.
Rupert Murdoch, dono do NOTW, foi obrigado a tirar o tabloide de circulação em julho, depois que surgiram evidências de que o time do jornal tinha acessado ilegalmente os e-mails e as caixas de mensagem de voz de celulares de celebridades, políticos e vítimas de tragédias.
Vários jornalistas e editores foram presos, e o escândalo também fez dois policiais de Londres, o conselheiro de Cameron e vários executivos seniores de Murdoch perderem o emprego.
Mas o News of the World parece não ser o único a praticar essas invasões de privacidade e desde então, pessoas que por alguma razão chamam a atenção da mídia, estão sendo ouvidas para que se possa avaliar a extensão do problema.
O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.