Ayrton Senna, a saudade que só aumenta há 28 anos

Por - 01/05/22

Ayrton SennaAyrton Senna - Foto: Divulgação

Parece que foi ontem – e não tem como começar esse texto de outra maneira… mas lá se vão 28 anos de saudade de Ayrton Senna. O gigante da Fórmula 1 morreu em 1º de maio de 1994, num acidente fatal na curva Tamburello, no Circuito de Ímola, na Itália.

Leia +: Como estaria Ayrton Senna, se estivesse vivo?

Por conta do terrível episódio, houve mudanças profundas para a segurança da Fórmula 1, com consequências diretas para a Tamburello, que foi totalmente redesenhada.

Até aquele triste GP de San Marino, a curva pouco acentuada e longa era uma das mais velozes da história da F-1, por vezes superando os 300 km/h. O local já havia sido palco de acidentes graves antes de 1994, um deles sofrido por Nelson Piquet, em 1987.

Leia +: Xuxa não esconde que Ayrton Senna foi seu grande amor

A longa curva foi “quebrada” ao meio para dar lugar a uma chicane. O objetivo era reduzir a velocidade dos pilotos naquele trecho. A descaracterização foi criticada por muitos na época. A Tamburello era uma das marcas do traçado.

A curva ficou mais lenta. Novas áreas de escape surgiram dos dois lados. A F-1 fez também alterações nos capacetes.

O ÍDOLO JAMAIS SUBSTITUÍDO

Ayrton Senna da Silva nasceu em São Paulo em 21 de março de 1960, em uma família rica de ascendência italiana. Ainda criança, ele teve seu primeiro kart e se apaixonou pela velocidade. Em 1980, já vencendo todas as competições que disputava, Senna mudou-se para a Inglaterra e continuou triunfando.

Leia +: Saiba como assistir um especial sobre Ayrton Senna

O piloto passou pela Williams, McLaren, Brabham, Tolman e Lotus, deixando um legado de 161 GPs, 41 vitórias, 65 primeiros lugares e três títulos mundiais.

O 1º de maio de 1994 será sempre uma data marcante, dolorosa e triste de uma história linda que Ayrton Senna da Silva dividiu com uma legião de fãs apaixonados, que ficaram órfãos dos gritos “acelera, Ayrton!” e “Ayrton Senna do Brasil!”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino