1º de Maio: Antônio Fagundes e a paixão pela arte
Por Redação - 01/05/06 às 15:00
A certeza de que seria ator era tanta, que nem mesmo na infância Antônio Fagundes desejou ter outra profissão. Por ter esteado nos palcos aos 12 anos, ele conta que os delírios infantis de ser super-herói e astronauta nunca lhe passaram pela cabeça.
“Meu objetivo era ser um grande astro, como os que eu ouvia no rádio e depois vi na tevê. Minha ambição era apenas essa. Mas, no meio do caminho, fiz outras coisas que não necessariamente são funções de um ator. Já lancei um CD e fui colunista de jornal”, conta o ator a OFuxico.
Em 1999, Antônio Fagundes lançou um CD com 12 músicas do compositor João Pacífico.
“Foi uma nova experiência. Só queria prestar um tributo a João Pacífico que, infelizmente, faleceu depois que o disco ficou pronto. Ficou muito bonito e foi feito com muito carinho”, explica.
Compositor leigo
João Pacífico, compositor leigo que, mesmo sem tocar nenhum instrumento, foi autor de clássicos do cancioneiro popular brasileiro, como Cabocla Teresa, Mourão da Porteira e Chico Mulato, nasceu em 1909, na Fazenda Cascalho, perto de Limeira, interior de São Paulo. Sua mãe era uma escrava alforriada e o pai um português, cujo nome ele não sabia.
Foi para São Paulo em 1924. Na capital, fez de tudo um pouco, lavou pratos e compôs. Um dia, resolveu mostrar suas músicas a Paraguassu, compositor muito famoso na época, que trabalhava na Rádio Cruzeiro do Sul. Era parceiro de Jacob do Bandolim. Morreu em dezembro de 1998, aos 89 anos.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.