Ficha: Saiba tudo sobre Gian e Giovani

Por - 21/05/06 às 12:20

Divulgação

Nascidos em Franca, interior de São Paulo, os irmãos Aparecido, Arnaldo e Marcelo brincavam com o violão do pai, Sr. Francisco. Ele escondia o instrumento em cima do armário. Mesmo assim, os meninos pegavam o violão para brincar de serem cantores.

Aparecido (Gian) revelou ser autodidata e aprendeu a tocar várias músicas, só de ouvi-las uma vez. Aproveitando a situação, o Sr. Francisco montou o primeiro trio infantil da região: Trio Sereno, Sereninho e Gauchinho.

A primeira música do trio foi Mamãe, Mamãe, Mamãe – que eles hoje não se lembram mais nem a letra, nem a música.

Em uma das apresentações do grupo, um comerciante da região decidiu ajudar os cantores. Depois de um tempo, Arnaldo resolveu abandonar o trio. Foi quando o padrinho dos meninos, tio Pedrinho, sugeriu o nome Gian e Giovani.

Com a finalidade de gravar o primeiro CD da dupla, os cantores organizaram uma grande festa na cidade para juntar dinheiro e produzir o primeiro tape. A festa foi chamada de "A Noite de Gala da Música Sertaneja", e aconteceu em Franca. Para organizar a festa, os cantores venderam uma antiga Caravan que lhes pertencia.

O tape foi gravado e apresentado a Paulo Rocco, na época diretor da extinta gravadora Continental. No dia 11 de novembro de 1988, o grande sonho foi alcançado: o primeiro LP de Gian e Giovani foi lançado.

O pai dos meninos até chorou, ao ouvir o disco pela primeira vez. O primeiro grande sucesso da dupla foi Amante Anônimo; em seguida, vieram Espuma de Cerveja, Você Em Minha Vida e assim por diante.

Dedicados, Gian e Giovani treinavam suas habilidades nas horas em que não estavam trabalhando ou estudando. A escola foi deixada de lado, devido à carreira noturna de músicos.

Antes do sucesso, foram feirantes, balconistas e entregadores de jornal. Gian já trabalhou como balconista, em uma loja de ferramentas.

Apesar da recomendação de um maestro de que deveria mudar o repertório, a dupla manteve a linha.    

Em agosto de 2003, depois do susto do suposto seqüestro da irmã Silvia, Gian & Giovani retornaram ao trabalho. Os sertanejos foram obrigados a interromper o trabalho e viajar até a cidade de Franca, para apoiar a família e resolver o problema.

A dupla sertaneja estava entre os artistas que concorreram ao 4º Grammy Latino, em 2003. Os cantores disputaram na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, com o CD gravado no ano retrasado. Nos 14 anos de carreira, Gian & Giovani venderam 1 milhão de álbuns.

Neste 2006, Gian e Giovani lançaram o 15º álbum, que conta com a participação das fãs. A idéia já foi utilizada no CD anterior, mas os rapazes resolveram apostar mais uma vez na receita.

“Nosso disco, chamado Te Amo, foi muito bem elaborado. Tivemos um tempo maior para criar e escolher o repertório. Acho que isso resultou num trabalho com qualidade. Já estamos chegando à marca de 50 mil cópias vendidas”, conta Gian, orgulhoso, a OFuxico.

Ele continua: “A idéia de contar com nossas fãs foi algo muito interessante. Levamos até o estúdio algumas pessoas de diversos fãs-clubes. Lá, elas gravaram faixas conosco. As mais dançantes, como Peão de Vitrine e Coice de Vaca. Ficou muito legal, e os fãs também gostaram muito”. Produzido por Luiz Carlos Maluly, o CD traz 13 canções, sendo dez inéditas.

Gian revela que tem uma faixa predileta nesse álbum: “Pode até parecer brincadeira, mas eu adoro a canção Te Amo, nossa primeira faixa de trabalho. Ela tem tudo a ver com o momento no qual vivo. Saí de um casamento, e comecei a namorar novamente. Sou um romântico nato, daqueles que entrega flores, enfim”.

Ainda em conversa com OFuxico, Gian explica também que a dupla tem uma outra meta pela frente: “Queremos gravar nosso segundo DVD. Já pretendemos criar um boneco para esse espetáculo”.

Cientes do papel em prol do próximo, os músicos fazem questão de se engajar em projetos sociais. Num dos últimos, eles participaram do CD Amigos do Bem, iniciativa dedicada às comunidades carentes do sertão nordestino.

Gian

Nome: Aparecido dos Reis Morais
Nascimento: 20 de janeiro de 1967, porém registrado em 4 de fevereiro
Local: Claraval (MG)
Peso: 75 Kg
Altura: 1,75 m
Hobby: pescar e jogar bola
Quem influenciou a carreira: o pai
Esporte: futebol
Prato predileto: um bom peixe
Bebida predileta: sucos naturais, água e, de vez em quando, vinho
Time: São Paulo
Livro de cabeceira: Maktub, Paulo Coelho
Viagem inesquecível: Pantanal
Qualidade: perfeccionismo
Defeito: meio ranzinza, às vezes
Filme: O Sexto Sentido
Mulher: a brasileira
Cantor: Roberto Carlos
Dupla: Zezé Di Camargo e Luciano
Símbolo sexual: Joana Prado
Primeiro beijo: com 13 anos

Giovani

Nome: Marcelo dos Reis Morais
Nascimento: 24 de agosto de 1970
Local: Franca (SP)
Peso: 61 Kg
Altura: 1,64cm
Hobby: ir para o rancho da família
Melhor amigo: pai, Francisco
Esporte: "Gosto de fazer exercícios"
Prato predileto: frango caipira com arroz
Bebida predileta: suco natural e água
Time: Palmeiras
Livro de cabeceira: Ajude-se, Lair Ribeiro
Maior emoção: gravar o CD ao vivo
Viagem inesquecível: Aspen
Qualidade: honestidade
Defeito: ser possessivo
Cantor: Roberto Carlos
Dupla: Zezé Di Camargo e Luciano
Ídolo: Pai
Atriz: Glória Menezes
Ator: Lima Duarte

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.