Ficha: Tudo sobre a carreira do Skank

Por - 29/10/06 às 15:30

Divulgação

O Skank é formado por Samuel Rosa, nos vocais, guitarra e composições; Haroldo Ferretti na bateria; Lelo Zaneti no baixo e voz; e Henrique nos teclados e voz.

O grupo mineiro Skank nasceu em 1991, em Belo Horizonte, a mesma cidade que deu ao mundo os consagrados Milton Nascimento e Sepultura.

Em 1993, lançou o primeiro álbum de forma independente, intitulado como Skank. O sucesso dos rapazes acabou despertando o interesse da Sony Music que, com a banda, inaugurou no Brasil o selo Chaos.

O segundo disco, Calango, lançado em 94, foi o trampolim para o estrelado: mais de 1 milhão de cópias. As canções Jackie Tequila e Te Ver conseguiram emplacar nas principais rádios do país. 

Em 2006, os integrantes colocaram no mercado o álbum Samba Poconé. Com ele, os rapazes abriram as portas no mercado exterior. Eles se apresentaram na França, Estados Unidos, Chile, Argentina, Suíça, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, em shows próprios ou e em festivais ao lado de Echo & The Bunnymen, Black Sabbath e Rage Against The Machine.

O single Garota Nacional foi um sucesso monstruoso no Brasil e liderou a parada espanhola (em sua versão original, em português) por três meses – a canção foi o único exemplar da música brasileira e integrar a caixa Soundtrack for a Century, lançada para comemorar os 100 anos da Sony Music.

Rapidamente os discos da banda ganharam edições norte-americanas, italianas, japonesas, francesas e em diversos países ao redor do mundo.

Em 1998, o Skank recebeu convite para representar seu país no álbum Allez! Ola! Olé, disco oficial da Copa do Mundo de Futebol.  Naquele período, enquanto o Samba Poconé chegava a quase 2 milhões de cópias vendidas.

Naquele mesmo ano, o quarteto lançou o CD Siderado e em 2000, Maquinarama. Fizeram sucesso as músicas: Resposta, Saidera, Balada do Amor Inabalável, entre outras.

Considerados como rapazes versáteis, eles já gravaram ao lado de Andreas Kisser (Sepultura), Manu Chao, Uakti ou Jorge Ben Jor e arrancar elogios de Stewart Copeland por sua versão de Wrapped Around Your Finger, incluída no tributo latino ao Police, Outlandos D’America.

Em 2001 foi a vez do MTV Ao Vivo, que contou os grande sucessos. Depois vieram Cosmotron, em 2003, e Radiola, em 2004.

Com 15 anos de estrada, neste 2006, o Skank colocou no mercado o CD Carrosel. Em pouco mais de um mês após seu lançamento, já se observa a música Uma Canção é Pra Isso figurar entre as mais tocadas do país. Produzido por Chico Neves e Carlos Eduardo Miranda, o álbum conta com 14 faixas inéditas.

Os quatro rapazes do grupo nasceram em Belo Horizonte, Minas Gerais, e vivem na cidade natal.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.