Ficha: Xanddy e seu Harmonia do Samba
Por Redação - 14/05/06 às 15:59
Manuel Alexandre Oliveira da Silva, conhecido como Xanddy, nasceu no dia 12 de junho de 1979.
O músico e dançarino estourou na Bahia, como líder do Harmonia do Samba, no final dos anos 1990. Não só pela voz, mas também por conta de seu jeito sensual de dançar.
Antes de se tornar cantor, Xanddy passou por diversas experiências profissionais. Trabalhou em oficinas mecânicas, sapatarias, vendeu picolés, pastéis, tudo para poder sustentar sua família.
Logo que começou a ter projeção com o Harmonia, Xanddy se emocionou ao receber um elogio de Caetano Veloso. O fato ocorreu em pleno Carnaval baiano.
O primeiro sucesso nacional com o Harmonia foi a canção Vem Neném.
Xanddy tem 1,90 m, e seu corpão musculoso o tornou um sex symbol da música baiana. Milhares de adolescentes acham que o rapaz é um dos homens mais bonitos do país.
Seu prato predileto são os tipicamente baianos: feijoada e caruru.
Atualmente casado com Carla Perez, Xanddy se orgulha da forma como conheceu a também dançarina. Tudo aconteceu em 25 de outubro de 1999, num show do Harmonia. Carla ficou encantada com o jovem, e foi amor à primeira vista.
Em março de 2000, em um programa de tevê, Xanddy resolveu declarar seu romance. Em 2001, ela anunciou sua gravidez. Casou-se dia 25 de outubro de 2001 e, no dia 23 de dezembro daquele ano, nasceu Camilly Victória. Eles tiveram uma crise conjugal nos últimos meses, mas reataram o casamento rapidamente.
Roteiro de viagem: Xanddy adora ir à Disney, ao lado de sua família.
Ídolos: Djavan e Ivete Sangalo.
História do Harmonia do Samba
Tudo começou em dezembro de 1993, quando Roque Cézar, um jovem morador da Capelinha apaixonado por música, pediu à mãe, Dona Graça, alguns instrumentos de percussão como presente de Natal. Pedido atendido, Roque dividiu os instrumentos entre vizinhos e primos e começaram a tocar músicas de grupo famosos, como Fundo de Quintal. Ensaiando todos os dias na varanda da casa de Dona Graça, o grupo não parava de evoluir e incorporar novos instrumentos, como baixo e cavaquinho.
O baixista Bimba acabou assumindo a direção musical, os arranjos e as composições. Depois, vieram teclados e naipes de metais. Por último, o ex-Gente da Gente, Xanddy, assumiu os vocais em abril de 1998, consolidando a formação oficial.
Em 1998, o Harmonia do Samba começou a fazer shows em espaços maiores, e chegou às FMs com Dança da Uva. Mas, foi com Nova Dança, mais conhecida como Pescocinho, lançada no final do mesmo ano, que a febre do Harmonia pegou de vez.
O hit seguinte, Neném, estourou antes mesmo de tocar nas rádios. E a banda decolou para outros espaços de Salvador, fazendo shows semanalmente, sempre lotados. Em pouco tempo, o Harmonia do Samba virou fenômeno em toda a Bahia. Além dos shows lotados, em qualquer lugar onde há agitação, carros estacionados com o porta-malas aberto executam a música do grupo em altos decibéis.
O primeiro CD do Harmonia do Samba foi gravado ao vivo, na Okka Beer, em Salvador, em setembro de 1999.
Na formação do sucesso, estavam 11 integrantes com média de idade entre 18 e 25 anos – Xanddy (vocal), Deco (cavaquinho), Bimba (baixo), Rodiney (teclados), Roque Cézar (bateria), Mocka (surdo), Martins Santos e Marcinho Gomes (percussão), Boca (trompete), Ricardinho (sax) e Kleiton (trombone).
Atualmente, estão na banda: Xanddy (vocal), Deco do Cavaco(cavaquinho), Bimba (baixo), Rodiney (teclados), Roque Cézar (bateria), Luciano, Martins Santos, Marcinho Gomes e Eduane Rudha (percussão), Boca e Gileno (trompete), Junior Maceió (sax) e Kleiton (trombone).
Discografia da banda: 2005 – Ao Vivo – Salvador, 2004 – Da Capelinha para o Mundo, 2003 – Meu e Seu, 2002 – Pé no Chão – Ao Vivo, 2001– Casa da Harmonia, 2000 – O Rodo, Harmonia.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.