Band exibe Super Size Me, na semana do coração
Por Redação - 24/09/06 às 17:00
Na semana do coração, que incentiva o controle do peso, os exercícios regulares, a nutrição saudável e o antitabagismo, a Band exibe o documentário Super Size Me – A Dieta do Palhaço (2004), com exclusividade na tevê aberta, neste domingo, às 22h30. De maneira irreverente, o filme enfoca o problema da obesidade nos Estados Unidos, onde obteve um surpreendente sucesso de bilheteria.
“O inédito e bem-sucedido Super Size Me é uma ótima opção para este domingo à noite, que antecede o Dia Mundial do Coração. Serve de alerta e trata de assuntos que estiveram em pauta durante toda a semana”, ressalta Juca Silveira, diretor de programação da emissora.
O filme foi vencedor do prêmio de melhor diretor – documentário no Sundance Film Festival e indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2005.
A idéia do diretor Morgan Spurlock, de rodar Super Size Me e relatar o que aconteceria com o corpo de uma pessoa que passasse um mês comendo no restaurante, surgiu pouco antes do jantar de Ação de Graças, quando viu na tevê uma matéria jornalística sobre duas adolescentes norte-americanas que resolveram processar o McDonald’s, atribuindo à rede a responsabilidade pelo peso que atingiram.
Para provar as alterações físicas com essa superdieta, Spurlock cumpriu algumas regras impostas a si mesmo: fez exames antes, durante e depois do documentário; passou por um rígido controle médico no período; não ingeriu nada que não fosse vendido pela rede McDonald’s (nem água); experimentou todos os itens do cardápio pelo menos uma vez e aceitou sempre que a porção “super” foi oferecida.
Resultado: além de engordar mais 11 quilos (quase meio quilo por dia), o acompanhamento das taxas nos exames de sangue mostrou elevações que nem os médicos esperavam. O diretor desenvolveu problemas no fígado, seu colesterol e sua pressão arterial subiram perigosamente, teve crise de abstinência e sintomas de depressão. Spurlock ainda sentiu fraqueza, náuseas, desânimo, dores de cabeça, tremores, indisposição sexual, entre outros sintomas.
Super Size Me traz ainda entrevistas com especialistas e faz acusações contra a rede de fast-food norte-americana, mas a empresa não se manifesta no filme.
Curiosidades
Super Size Me teve sua primeira exibição em janeiro de 2004. Menos de dois meses depois, a rede de restaurantes McDonald’s anunciou que nenhum dos produtos por ela oferecidos teria mais o nome de "Super Size Me". A alteração do nome, segundo a rede, ocorreu devido a repercussão do filme.
Na Austrália, o filme teve a melhor abertura de todos os tempos para um documentário, arrecadando cerca de US$ 800 mil em suas duas primeiras semanas de exibição.
O orçamento de Super Size Me foi de US$ 300 mil.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.