Band inaugura segundo horário de novelas com Mandacaru
Por Redação - 08/01/06 às 12:42
Nesta segunda-feira, dia 9, a Band estréia em sua grade de programação a novela Mandacaru, sucesso da extinta TV Manchete em meados de 1997.
A trama vai inaugurar o segundo horário de dramaturgia no canal e será transmitida de segunda à sexta-feira, a partir das 22h.
“Além do vitorioso projeto de Floribella, que no dia 23 de janeiro entra na segunda temporada, queremos ter uma outra faixa destinada a novelas adultas. Mandacaru reúne temas fortes e envolventes, como paixão e luta pela sobrevivência. É ideal para o horário”, afirma Juca Silveira, diretor de programação da Band.
Como tema, o folhetim escolhe o cangaço. O sertão é o cenário de um triângulo amoroso ambientado na época de Lampião.
No elenco de Mandacaru, os telespectadores poderão rever as atuações de renomados como Murilo Rosa, Carla Regina, Jonas Mello, além de participações pra lá de especiais como Daniela Mercury, Alceu Valença e Marília Pêra.
Com essa estréia, o programa Boa Noite Brasil passa a ser exibido às 22h50.
Sinopse
A história de Mandacaru se passa na fictícia Jatobá, no violento sertão de 1938, ano em que Lampião foi assassinado. A escolha do nome – Mandacaru, planta que resiste às mais duras secas – já dá uma idéia da trama.
O fogo cruzado entre os rebeldes e a volante – como eram chamados os grupos policiais que perseguiam os cangaceiros – ocorrerá paralelamente ao triângulo amoroso entre o perigoso Tirana (Victor Wagner), que luta para manter vivo o sonho do cangaço; Juliana (Carla Regina), a filha de Honorato ( Jonas Mello), importante coronel da região de Jatobá, e Aquiles (Murilo Rosa), um tenente disposto a tudo para acabar com o banditismo no interior do Nordeste.
A mocinha será arrancada do altar pelo bandido, durante seu casamento com Dr. Edgar ( Jandir Ferrari), o médico da cidade pelo qual ela nada sente. Seqüestrada, Juliana acaba se apaixonando pelo vilão.
Daniela Mercury e Alceu Valença
A escolha de Alceu Valença e Daniela Mercury para interpretarem os reis do cangaço não poderia ser melhor: Alceu é pernambucano como Lampião e Daniela Mercury baiana, como Maria Bonita.
E mais, a cantora nasceu no mesmo dia e mês da morte de sua personagem, 28 de julho. Além disso, o pai de Alceu, Décio, fez parte da embaixada que enterrou os corpos do bando de Lampião em Angicos, no Rio Grande do Norte.
Caracterizações
O visual de alguns atores foi bastante modificado. Murilo Rosa clareou o cabelo e ganhou um bigode; Jayme Periard ganhou um olho caído, graças a uma mistura de látex com algodão e maquiagem; Matheus Petinatti gravou com uma prótese de borracha no nariz e Guilherme Paiva, que faz o Frei Dodô, recebeu uma prótese no queixo, uma corcunda e barriga postiças, lentes de contatos azuis e uma careca.
Figurino
Os atores que interpretam os cangaceiros do bando de Tirana sofreram um bocado durante as gravações. Contando com os inúmeros acessórios e as armas, cada roupa pesava 15 quilos em média.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.