BBB21: O que fazer quando o confinamento vira guerra?
Por Redação - 03/02/21 às 07:00 - Última Atualização: 6 abril 2021
Apenas uma semana após a sua estreia, a temporada 21 do Big Brother Brasil levantou mais discussões do que todas as suas antecessoras. Além das polêmicas ligadas a convivência dos participantes confinados na casa, a postura dos assessores contratados para cuidar da carreira de um participante, durante e depois da superexposição causada pelo reality também ganhou espaço na mídia e nas redes sociais.
Por conta de toda parafernália tecnológica que monitora todos os momentos dentro da casa, as reações dos jogadores se alteram de um polo ao outro em questão de horas, ou minutos. É difícil, para quem está de fora, acompanhar e entender as mudanças bruscas que ocorrem no dia a dia da casa mais vigiada do Brasil. Em paralelo os telespectadores da atração buscam por todos os lados maneiras de entender como isso tudo funciona e conhecer melhor cada participante.
A mistura de pessoas famosas com simples desconhecidos e as diferentes realidades e personalidades de cada trancafiado representam um exercício de convivência intensa nada fácil de encarar. Junte a isso a exposição constante e sem cortes da intimidade dos jogadores e um prêmio de R$ 1,5 milhão e a confusão está formada.
Cada participante de reality show representa um produto que, como qualquer outro, necessita de um porta voz, de um plano marketing bem pensado e, em casos extremos, um defensor perante a opinião pública. A imagem dos integrante do grupo está em constante mudança, as qualidades podem ser realçadas e os defeito potencializados. Nesse panorama o papel dos assessores de imprensa é fundamental. São eles os responsáveis por cuidar da imagem durante o confinamento, e traçar planos e estratégias para que, após o programa, cada um possa seguir seu caminho já contando com um bom quinhão de notoriedade.
Nos dias de hoje, a rapidez com que as informações explodem na internet tem o poder de transformar um simples episódio em um grande acontecimento, em questão de minutos. O processo se completa com o aparecimento das torcidas contra e a favor dos personagens. A linha que define um elogio de um ataque é tênue e cada telespectador se sente parte da vida de brothers e sisters em tempo integral. Esse publico todo hoje conta com um imenso e barulhento palanque chamado rede social.
O roteiro do BBB21 surpreendeu pela rapidez de acontecimentos controversos. A guerra implacável declarada por Karol Conká contra o ator Lucas Penteado virou assunto de primeira página. O que começou como um briga de balada ganhou voz e despertou o ódio e o amor das mais variadas camadas da sociedade.
Após um dia de massacre ininterrupto as consequências começaram a pulular dentro e fora da casa. Enquanto atitudes confusas e inconsequentes jorravam entre os confinados, a empresa responsável pela assessoria de Lucas Penteado resolveu abandonar o barco e fez isso publicamente, emitindo um comunicado que se espalhou como um rastilho de pólvora.
A postura da assessoria ganhou os holofotes e foi duramente criticada pelo público da internet, por colegas da classe artística, chegando a ser analisado por variadas classes de profissionais. De psicólogo à delegado de polícia, cada um fez questão dar um pitaco sobre a história. Profissionais de comunicação classificaram a atitude de romper com o cliente um caso claro de falta de ética e profissionalismo dos assessores.
Em busca de um entendimento coerente sobre o papel do assessor de comunicação nos momentos de crise de uma celebridade, Ofuxico conversou com duas profissionais reconhecidas pela competência e ética no trato com seus clientes e com a imprensa em geral. Perguntamos sobre a postura correta de um profissional de comunicação num momento de crise de seu artista em busca de manual do “faça a coisa certa” em tempos de polêmicas e "cancelamentos" na internet.
Pular fora é correto?
Sobre romper contratos em momentos turbulentos, Silvia Pacolla, assessora de Ana Maria Braga ha longos anos, considera um rompimento abrupto como uma atitude precipitada e descabida: “É algo muito antiprofissional uma assessoria de comunicação deixar um artista à deriva em um momento de crise. Não se pode abandonar o barco, isso mostra uma grande falta de preparação. Em um momento como esse é necessário reverter a situação usando a liberdade que seu cliente nos deu, em um comum acordo, com as diretrizes que ele tenha pensado e tenha feito. Com um monitoramento tão grande agravado pela internet, não existe outro caminho além da verdade. Voltar, pedir desculpas, mas principalmente esperar os momentos delicados passarem e gerenciar a turbulência.”, afirma.
Ede Cury, assessora do cantor Leonardo desde os tempos da dupla com o irmão Leandro, comunga do mesmo pensamento que sua colega de profissão: “Eu, como assessora e em minha opinião pessoal, não concordo com se desligar de um cliente em um momento de crise e sem uma conversa clara. É preciso que o melhor caminho seja decidido em conjunto, com calma, generosidade e, principalmente, transparência. A verdade é a melhor saída para qualquer momento crítico.”, garante Ede.
Perdas e danos
O caso Karol Conká x Lucas Penteado retrata perfeitamente como uma crise de imagem pode resultar em perdas significativas para a carreira de um profissional. São momentos passageiros, mesmo que não pareça, mas devem ser tratados com seriedade e transparência, principalmente dentro de um reality show onde tudo muda constantemente. Os mais recentes acontecimentos mostrados pelo pay-per-view indicam que as atitudes de Karol Conká lhe renderam um índice de rejeição sem precedentes em programas do mesmo formato. Mesmo sem saber, a cantora já colheu frutos amargos semeados por seu comportamento inadequado e agressivo perante o ator. Contrato de trabalho cancelado, ampla cobertura da imprensa, ataques nas redes sociais e por aí vai.
Renascer ou perder
Quanto a Lucas, mesmo abandonado por seus assessores, talvez ele consiga recuperar sua popularidade após ser alvo de tratamentos excludentes e agressivos por parte da cantora. Ao mesmo tempo a classe artística se mobilizou para defender o ator em suas redes sociais, fato que rendeu ao ator um aumento incontável no número de seguidores em suas redes. O fato de ter passado de agressor à agredido alterou e reverteu de maneira relevante a popularidade do rapaz.
“Um reality é algo muito delicado. Quando uma pessoa está em isolamento, o assessor precisa ter paciência para lidar com a imprensa do lado de fora. Erros acontecem, e é papel da assessoria ser o mais clara o possível, explicar que tipo de pessoa seu cliente é e ponderar que um caso isolado não diz tudo a respeito dele. Sempre é importante analisar a melhor maneira de se posicionar diante do problema. A assessoria se posiciona, fala, explica ‘é assim que se lida com estes momentos’, aponta Ede que também trabalhou com artistas participantes de reality como A Fazenda, da Record TV.
Esperar o furacão passar
“Depois do ápice da coisa, tudo muda e é preciso esperar esse momento. Também é muito importante buscar o auxílio de pessoas especializadas para que tudo não vire uma grande bola de neve. Não se pode deixar que uma atitude isolada acabe com toda uma história. É preciso paciência para esperar o furacão passar, antes de tomar qualquer decisão incisiva”, aponta Silvia Pacolla.
“É muito importante para um assessor ter resiliência. Esta é a palavra! É preciso entender o lado da imprensa e, principalmente, comunicar ao cliente tudo cada acontecimento. Temos de encontrar o melhor caminho a seguir firme ao lado do nosso assessorado. É muito importante perguntar como ele se sente diante daquela situação.”, conclui Ede Cury.
Passado o furacão, Lucas Penteado já tem uma nova assessoria que já anunciou ser responsável pelo início dos processos legais e cabíveis após tratamento indiferente que o ator tem recebido na casa. O abandono da primeira empresa de comunicação foi algo grave. Um caso com essas proporções é sério, mas também é temporário. O importante é saber que uma crise não se limita apenas a imagem e pode mudar totalmente carreira do profissional envolvido. E se chegar a hora de encerrar o trabalho de uma assessoria com o seu assessorado, isso deve acontecer com maturidade, profissionalismo e total transparência. A moral da história é que decisões abruptas têm tudo para serem desastrosas para ambos ao lados.
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