Beatriz Damini sobre atuar e cantar: ‘Dois amores da vida’

Por - 04/05/19 às 14:15

Reprodução / Instagram

Em mais uma temporada de Malhação, a novela traz atores já conhecidos, como Joaquim Lopes, Paloma Duarte e Henri Castelli, mas também continua com a revelação de novos talentos. Esse é o caso de Beatriz Damini, a Marta de Toda Forma de Amar.

A atriz, de 20 anos, natural de Sorocaba, no interior de São Paulo, participou de peças na escola e trabalhou em teatros antes de chegar às telas da Globo. Porém engana-se quem acredita que a atração adolescente é a primeira experiência na TV. Antes de viver Martinha, Beatriz participou da série Assédio, como Maria Antônia.

Em entrevista ao OFuxico, a jovem artista contou sobre a fase que está vivendo e os projetos futuros, que envolvem um certo foco na carreira musical.

Para ela, a mudança de personagens e atmosfera faz parte do trabalho do ator, e considera ambas as produções muito importantes.

“Assédio fala da mulher, da violência contra a mulher, que é um assunto muito importante. Malhação aborda questões que os adolescentes vivem na vida real, que também tem a sua importância. […] E lidar com mudanças faz parte de ser ator e atriz. É a essência da profissão”.

Morando no Rio de Janeiro por conta do trabalho, a atriz disse que recebeu a notícia de que faria parte do elenco de Malhação como uma bela surpresa. Ela estava prestes a se matricular na universidade.

“Vou te contar a história [risos]”, começou. “Eu estava a caminho para me matricular na faculdade de psicologia, e já estava cursando artes cênicas. Fazer dois cursos ao mesmo tempo era o meu desafio, sempre gostei de estudar. Então recebi a ligação e na hora fiquei muito feliz. As pessoas em volta não estavam entendendo nada”, brincou ela. “Desisti da matrícula e viajei para o Rio para dar início às gravações”.

Enturmada com a energia da produção que está presente na grade da emissora há 24 anos, acompanhou algumas temporadas antes de fazer parte do time.

“Olha, acompanhar mesmo foi a edição com a Marjorie Estiano”, disse se referindo a 10º temporada, exibida em 2004. “E vi as últimas edições, Viva A Diferença e Vidas Brasileiras”.

Na trama, Marta namora Filipe, personagem de Pedro Novaes. Com o andamento da história, ele acaba terminando com a moça por sentir que a relação dos dois estava desgastada. Muito decidida, a personagem é capaz de muitas coisas para ter o que quer e isso estremece a relação com o amado ainda mais. Mas dentro e fora do set, Beatriz garante que a amizade com o ator é muito leve.

“Eu e Pedro nos damos muito bem. A música nos ligou bastante, já que ele toca bateria e eu canto. Foi uma conexão maneira. E ele é libriano, eu sou aquariana, signos do ar, livres… Isso ajudou bastante”, ressaltou ela, que adora conversar sobre astrologia.

Com relação a Marta e Beatriz, a personalidade de ambas se completam em muitos aspectos, porém se estranham um pouquinho.

“Acho que ela [a personagem] é bastante vaidosa, sabe?! Eu tenho minha vaidade, mas ela é bem mais. Marta também tem opiniões muito rígidas sobre as coisas, que acabam sendo preconceituosas”, analisou. “Mas vejo que essa estabilidade na vida, a ideia de ‘ser do mundo’, ser livre tem muito a ver com nós duas. Martinha é alto astral, uma pessoa solar e de muita intensidade, o que reflete um pouco da minha personalidade”.

Sobre a evolução da personagem, só acompanhando a novela mesmo. No entanto, a antagonista pode ainda se concretizar como uma vilã ou se tornar a mocinha.

“Para mim, a Marta é uma pessoa bem complexa, que enxerga o Filipe como uma âncora e tem muita coisa calculada na vida. É bastante racional. Claro que a vilania pode se desenvolver, mas também pode nem aparecer, mostrando uma pessoa mais doce e menos dura consigo mesma e com os outros”.

Além da atuação, a música faz parte da vida da menina interiorana. Seu canal no YouTube começou com vídeos de quando realizou um intercâmbio e hoje possui alguns vídeos de covers feitos por ela. No Instagram, Beatriz também compartilhou filmagens de seu momento voz e violão.

“Música e atuação são os dois amores da minha vida. Não consigo escolher um favorito e ambas se ajudam. Gosto de ouvir uma playlist baseada na Marta para entrar em cena com a energia dela, o que me auxilia bastante na hora”, confessou a jovem, que vê um possível EP como um projeto futuro. “Não é tão futuro assim, é algo que já penso há um tempo e está ainda mais perto. E, sim, adoraria participar de séries, filmes. Eu adoro cinema! E voltar às origens, o teatro, é sempre muito gratificante”, comemorou a jovem promissora.

Antes de finalizar, Beatriz contou uma curiosidade. Ela já conhecia Alanis Guillen, atriz por trás da protagonista Rita.

"Já participei de algumas propagandas e nessas gravações acabei conhecendo a Alanis, Quando vi que ela também estaria em Malhação fiquei muito surpresa e feliz. O mundo é pequeno mesmo", brincou.

Malhação Toda Forma de Amar: Juíza proíbe Rita de ver a filha
Malhação Toda Forma de Amar: Cleber e Aninha se beijam
Malhação: Após briga, Anjinha e Cléber se beijam

---