Bethânia e Xuxa são temas de filmes no Festival do Rio

Por - 28/09/05 às 16:36

A cada ano o Festival do Rio se impõe como um programa para todo tipo de público, seja nas atrações estrangeiras ou nas brasileiras, que vão muito além dos longos inscritos na mostra competitiva. Uma boa prova dessa diversidade refere-se às presenças de Maria Bethânia e Xuxa como temas de documentários ou curtas-metragens.

Em Música é Perfume, do diretor francês Georges Gachot, a própria Maria Bethânia narra a sua trajetória. O filme mostra tanto o processo criativo da cantora, como mapeia a formação da música popular brasileira.

Nos anos 60, Bethânia surge, ao lado de Gal Costa, como uma das musas da contracultura brasileira e da resistência ao regime militar no espetáculo Opinião, cantando Carcará. Ao longo do tempo, ela se torna uma das mais cultuadas intérpretes da MPB. O filme traça um paralelo entre sua vida e as transformações sociais ocorridas no Brasil.

Com participações de Gilberto Gil, Chico Buarque, Nana Caymmi e do irmão de Bethânia, Caetano Veloso. O diretor Georges Gachot está no Rio para promover o documentário.

A apresentadora Xuxa aparece em um curta-metragem de Daniel Lima, que retrata um episódio desagradável da biografia da rainha dos baixinhos. Intitulado Xuxa em Chamas, o filme mostra um incêndio no estúdio da TV Globo que reduz o mundo de fantasia de Xuxa às cinzas.

Serviço
Maria Bethânia: Música É Perfume
Quarta – 28 de setembro – Estação Ipanema 1 – 19h

Xuxa em Chamas
Domingo – 2 de outubro – Centro Cultural da Justiça Federal – 19h30

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.