Bob Dylan ganha permissão para se apresentar na China

Por - 13/03/11 às 17:00

Reprodução

Ao contrário de que todos pensavam, surpreendentemente o governo chinês deu permissão a Bob Dylan para se apresentar em um concerto em Pequim. Acreditava-se que sua entrada no país não seria permitida devido suas canções de protesto e convicções políticas que batem de frente com a censura comunista local. 

No entanto, o Ministério da Cultura da China publicou um anúncio em seu site informando que o cantor realizará shows na capital entre o dia 30 de março e 12 de abril. Além de Pequim, Bob fará um concerto adicional em Xangai. 

Dylan, 69 anos, se tornou uma das figuras importantes do movimento antiguerra do Vietnã nos Estados Unidos na década de 1960. Mas há tempos  ele não se envolve na política. 

Embora a lenda da música tenha sido autorizado a entrar na China, algumas canções foram censuradas. 

Mas parece que o governo chinês anda mais ameno. Em 2009, o Oasis foi proibido de entrar no país depois do grupo ser considerado "inadequado" por causa de suas ligações com a campanha Free Tibet. 

Um comunicado divulgado pela banda na época– que há pouco tempo divulgou sua separação – revelou que as autoridades tinham tomado a decisão após descobrirem que o guitarrista Noel Gallagher tocou em um concerto beneficente a favor do Tibete livre, em Randall's Island, em Nova York em 1997. 

A China governa o Tibete de forma controversa desde 1951. Cerca de 250 pessoas foram mortas durante a repressão aos manifestantes tibetanos em março de 2008, o que resultou em um tumulto generalizado contra o governo chinês. 
 

BBB 11: A mais completa cobertura do Big Brother Brasil e tudo sobre famosos você encontra em O Fuxico!


×