Bohemian Rhapsody conquista a maior bilheteria entre os filmes de temática LGBT
Por Redação - 23/11/18 às 18:20
A cinebiografia da banda Queen, encabeçada pelo ícone bissexual Freddie Mercury já é um dos maiores sucesso de 2018 nos cinemas e se consolida como o filme LGBT de maior bilheteria da história.
Até o presente momento, o filme arrecadou US $ 404.524.253 nos países onde já foi lançado.
Isto está muito à frente do segundo colocado no mundo, O Jogo da Imitação que conta a história biográfica de Alan Turing, matemático e cientista da computação. A homossexualidade de Turing resultou em um processo criminal em 1952, pois atos homossexuais eram ilegais no Reino Unido. Este filme de 2014 arrecadou US $ 233.555.708 globalmente até o momento.
No Top 5 filmes com temática LGBT mais vistos no mundo também estão:
3. Entrevista com o Vampiro (1994) – $ 223.664.608 – O filme conta a história de Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um vampiro que foi transformado no século XVIII por Lestat de Lioncourt (Tom Cruise). A relação entre Lestat e Louis, no livro é clara e tórrida, no filme nem tanto pois na época poderia ferir a masculinidade do astro Tom Cruise.
4. A Gaiola da Loucas (1997) – $ 185.260.553 – O filme narra a chegada de Val Goldman à casa dos pais, um casal homossexual formado por Armand, o gerente de uma boate drag de Miami, e Albert, a atração principal do estabelecimento. Val volta para casa para anunciar que está noivo de Barbara, filha do senador republicano ultraconservador.
5. O Segredo de Brokeback Mountain (2005) – $ 178.062.759 – O filme narra a história de Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger), dois jovens vaqueiros que se conhecem e se apaixonam, enquanto trabalham juntos em um serviço de pastoreamento na fictícia montanha de Brokeback. O filme documenta o complexo relacionamento emocional, sexual e romântico que eles passam a ter no curso de dezoito anos.
É interessante observar que, neste ranking apenas a trama de Brokeback Mountain gira em torno da relação LGBT. Os demais apresentam apenas a temática de forma pontual bem longe do foco central da trama.
Bohemian Rhapsody também ocupa o segundo lugar em termos de “biopics” musicais, ficando atrás de Straight Outta Compton: A História do N.W.A. ($ 161.197.785 no mercado interno).
O filme dividiu opiniões por várias razões, tais como: “muito gay”, “não gay o suficiente”, “historicamente não preciso”, “história rasteira” e embora Malek esteja sendo elogiado por seu desempenho como vocalista do Queen, há também quem julgue sua atuação caricata.
O filme que custou cerca de US$ 52 milhões, lucrou o montante de 135 milhões de dólares apenas nos Estados Unidos.
Mas nem todos ficaram entusiasmados com a historia apresentada na biografia. Notícias recentes mostram que as cenas com temáticas LGBT, que compreender cerca de 24 minutos do filme, foram extirpadas na Malásia, que tem rígidas leis anti-homossexuais e no Brasil foram abertamente vaiadas em demonstrações homofóbicas.
Matéria original do site Empoderadxs, cedida gentilmente para OFuxico.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.