Brasil exibe entrevista de Madonna sobre a adoção de David

Por - 31/10/06 às 13:39

O canal GNT apresenta na quarta-feira, dia 8 de novembro, às 20h, com exclusividade no Brasil, a entrevista da cantora Madonna, concedida à apresentadora Oprah Winfrey. Nela, a cantora fala sobre a repercussão na mídia do processo de adoção do bebê africano, David Banda. A entrevista foi ao ar recentemente nos Estados Unidos.

Madonna revela no programa que ela e seu marido, o diretor inglês Guy Ritchie, estavam planejando adotar uma criança há dois anos e que o trabalho filantrópico, que o casal realiza em Malawi, foi o motivo de chegarem até David. O primeiro encontro foi no meio deste ano, quando Madonna visitou o país, localizado na África Oriental, onde está construindo um Centro de Cuidados para Órfãos com a Fundação Raising Malawi. “Fiquei encantada por ele, mas ainda não sabia que iria adotá-lo", revela.

Logo após essa viagem, foram divulgadas as primeiras notícias de que Madonna e Guy Ritchie pretendiam adotar o menino de 13 meses e, a partir de então, iniciaram as polêmicas em torno do fato.

Grupos locais de direitos humanos foram à justiça, desafiando a decisão do governo local em permitir que Madonna adotasse a criança. Para eles, a cantora usou de sua riqueza e do fato de ser uma celebridade para apressar o processo. Outras notícias divulgadas recentemente contam que o pai biológico de David, que inicialmente apoiava a adoção, estava arrependido pela decisão que havia tomado. Mas Madonna não acredita na versão dos jornais. "Não acredito que isso seja verdade. Eu sentei na sala com ele, olhei nos olhos daquele homem” e complementa: "Acho que a imprensa está manipulando esta informação. A imprensa deve estar aterrorizando este homem, colocando palavras na boca dele e espalhando uma história que é completamente falsa."

David passou a maior parte da sua vida num orfanato com outras 500 crianças. Madonna conta no programa que desconhecia o estado de saúde do menino quando visitou o Malawi e considerou adotá-lo. A cantora revela ainda que levou um pediatra para examinar todas as crianças do orfanato e que, somente mais tarde, soube do resultado dos exames de David; que deram negativo para tuberculose, malária, HIV entre outras doenças comuns que costumam atacar os órfãos africanos.

"Quando o encontrei, ele estava extremamente doente, com uma pneumonia severa que mal o deixava respirar. Fiquei em pânico, porque não queria deixá-lo no orfanato, sabendo que lá não havia medicamento para tratá-lo. Então, nós tivemos permissão para levá-lo a uma clínica. David ainda está um pouco fraco e doente, porém muito melhor do que quando o encontramos".

Mesmo acostumada com as críticas, Madonna diz estar surpreendida com tantas especulações da imprensa.  "Eu não diria que estou ferida por isso, mas diria que estou desapontada. Eu sei que fofoca e histórias negativas vendem jornais, mas penso comigo mesmo e estou decepcionada porque isso não ajuda a encorajar outras pessoas a fazer o mesmo. A mídia está prestando um grande desserviço para todos os órfãos da África, não só os de Malawi, ao tornar a adoção algo negativo."

O governo local concedeu a Madonna e Guy Ritchie a "adoção interina" da criança. David irá viver sob os cuidados de um casal, inicialmente por 18 meses. O casal será monitorado por uma assistente social de Londres; que irá visitá-los periodicamente para certificar-se de que o menino está sendo bem cuidado. Após este período, Madonna e Guy finalmente poderão adotar o menino dentro da lei.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.