‘Bruaquers’ fazem de ‘Mary Bru’, a Maria Bruaca, a personagem mais amada de Pantanal

Por - 20/06/22 - Última Atualização: 15 junho 2022

Maria Bruaca com expressão sorridente, de vestido azulMaria Bruaca está conquistando o público - Foto: TV Globo

Se você viu a versão original de “Pantanal”, seja na extinta Manchete em 1990 ou na reprise exibida no SBT em 2008, deve estar se perguntando: como eu não reparei na Maria Bruaca antes de ver a interpretação maravilhosa de Isabel Teixeira?

Pois é! Até a estreia da versão atualizada por Bruno Luperi, não havia outro olhar que não fosse pra Juma. Muito graças ao brilhantismo dado ao papel por Cristiana Oliveira, anteriormente, bravamente encarado por Alanis Guillen.

Se na novela de Benedito Ruy Barbosa a coadjuvante de destaque era Guta, à época personagem de Luciene Adami, agora só dá Maria Bruaca! Até Ângela Leal, que viveu a dona de casa fogosa na primeira versão, aplaude o triunfo de Mary Bru, como carinhosamente tem sido chamada a pantaneira.

O sucesso tem sido tamanho que os inúmeros fãs da personagem já têm denominação: Bruaquers. É só jogar na busca de alguma rede social que você vai se impressionar! 

BRUACA ESTÁ COM TUDO!

No dicionário, a palavra só existe mesmo no feminino, bruaca, e, além de significar um tipo de bolsa de couro, representa também a mulher idosa e feia, ou mulher maldosa, faladeira ou, ainda, prostituta mais velha, decadente, feia.

Maria Bruaca é como o marido a chama, o que demonstra de longe a índole do querido, que a humilha e diminui a todo o tempo na trama. Até que a virada acontece…  

A dona de casa começa a dar uma grande virada depois que descobre a segunda família do marido, Tenório (Murilo Benício), e se transforma em uma fogosa “devoradora de peões”, o que deixou os fãs em polvorosa.

Diariamente, no horário em que a trama é exibida na faixa nobre da Globo, o clã Bruaquer domina o Twitter. E sobram memes divertidos a cada nova frase dita pela personagem pantaneira.

“Juízo eu tive a vida inteira. Agora eu quero é ter prazer”, é a frase preferida dos Bruaquers. Mary Bru, a queridinha do público, protagonista das conversas dos espectadores e elogiada pela crítica especializada, parece que veio pra ficar. E não se espantem se surgir um Spin-Off quando a trama chegar ao fim…

O QUE É BRUACA, UMA GÍRIA?

De acordo com o dicionário Houaiss, bruaca significa mulher idosa e feia, ou mulher maldosa, faladeira ou, ainda, prostituta mais velha, decadente, feia. Por essa descrição, já se nota o tipo de relação que a personagem de Isabel Teixeixa vive com Tenório em “Pantanal”, já que foi seu marido que lhe apelidou de Maria Bruaca.

Recentemente, em Pantanal, Maria Bruaca descobriu que Tenório tem uma outra família em São Paulo, com direito a uma amante e três filhos e resolveu dar um basta nas humilhações e no relacionamento abusivo que vivia com o personagem de Murilo Benício no remake de Bruno Luperi. Ela jogou pra longe o avental por cima de conjuntinhos modestos e passou a se aventurar em banhos de rio e passeios a cavalo.

A verdade é que A Maria Bruaca da nova versão de “Pantanal”, está enfeitiçando o público muito mais que Juma e o Velho do Rio. E viva Isabel Teixeira!

QUEM É A ATRIZ QUE INTERPRETA A MARIA BRUACA?

Filha do cantor e compositor Renato Teixeira, de 77 anos, parceiro musical de Almir Satter, a atriz de 48 anos é formada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo.

Isabel consolidou uma carreira de sucesso nos palcos, com diversos trabalhos, inclusive como curadora e diretora.

Na televisão, o papel de maior destaque veio como a médica Jane de “Amor de Mãe” (2019), na Globo.

Recentemente, ao participar do “É De Casa”, Renato Teixeira comentou a atuação da herdeira: “É minha filha amada, minha filha querida. Às vezes, quando tem aqueles amassos, eu vou para o quarto, eu não assisto. Não é que eu me incomodo, mas é que é aquela menininha que eu peguei no colo, minha filhinha”, disse o músico.

Ele ainda revelou que queria que Isabel Teixeira seguisse sua profissão: “Meu sonho é que ela fosse cantora, porque ela canta muito bem, mas o teatro tomou conta da vida dela e ela tem uma carreira linda. E eu fico só de plateia, quando ela vai atuar eu vou assistir. Cada um vai por si. As minhas interferências são sempre elogiosas, não consigo deixar de babar pelos meus filhos”, disse o pai coruja.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino