BTS: Qual é a melhor era do grupo? Vote na enquete!

Por - 28/10/22 às 10:12

Integrantes do BTS posando para fotoFoto: Reprodução/Twitter

Presente na indústria musical desde 2013, o BTS, que recentemente confirmou o alistamento de todos os seus integrantes no serviço militar, obrigatório na Coreia do Sul para homens dos 18 aos 28 anos, tem sua discografia dividida em diversas eras. Essas consistem, basicamente, em conceitos diferentes, abordados pelo grupo em um álbum, música, ou MV.

VOTE NA ENQUETE!

Esta enquete já foi encerrada! Confira o resultado:

BTS: Qual é a melhor era do grupo? Vote na enquete!

5%
11%
5%
29%
16%
8%
26%

TRILOGIA ESCOLAR E “DARK & WILD” (2013-2014)

Assim, durante os primeiros nove anos de carreira, que marcaram a primeira fase do BTS, o grupo divulgou diversos singles independentes e 20 álbuns, considerando, também, a discografia japonesa do septeto. Cada um dos lançamentos foi acompanhado de uma era, começando com a trilogia escolar, presente nos três primeiros álbuns do BTS: “2 Cool 4 School”, “O!RUL8,2?” e “Skool Luv Affair”. 

Leia+: BTS: Jin deve se alistar no exército logo após show na Argentina

Além dos discos, a época ainda contou com os MVs de “No More Dream”, “We Are Bullet Proof Pt. 2”, “N.O”, “Boy in Luv” e “Just One Day”.  Em seguida, chegou a era “Dark & Wild”, que recebeu o mesmo nome do álbum de 2014 e contou com os MVs de “Danger” e “War of Hormone”.  

Nos dois primeiros, o BTS procurou retratar as vozes de garotos e garotas ainda em sua adolescência, determinadas a seguirem seus sonhos e ditarem o seu próprio caminho. “Skool Luv Affair” e “Dark & Wild”, por sua vez, o grupo continuou abordando a luta dos jovens pela realização de seus sonhos, incluindo diversas críticas sociais, que quebram com barreiras, por exemplo, do sistema educacional e da pressão vivida pelos estudantes.

Leia+: BTS: Jin encontra nave espacial em teaser de ‘The Astronaut’. Veja!

No entanto, ele ainda adicionaram o amor na juventude como um dos temas principais dos álbuns em questão, representando a tentativa frustrada de um romance. “Atenção! O amor machuca, causa raiva, ciúmes, obsessão, porque você não me ama de volta?”, diz a capa do álbum “Dark & Wild”. 

YOUNG FOREVER (2015-2016)

A próxima fase, denominada “Young Forever”, chegou com tudo, sendo uma das favoritas do fandom até os dias de hoje. Também com três álbuns, o novo capítulo na carreira do BTS foi formado por “The Most Beautiful Moment in Life Pt.1”, “The Most Beautiful Moment in Life Pt.2” e “The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever”,  que mostraram a evolução do grupo, algo evidente, também, na mensagem passada por eles nesta época. 

Leia+: BTS divulga fotos e vídeos de novo projeto após anúncio sobre o exército

Na nova era, que ainda trouxe os MVs “I NEED U”, “Dope”, “Run”, “Epilogue: Young Forever”, “Fire” e “Save Me”, os sete integrantes deixaram de lado toda a sua raiva e indignação com o mundo, dando espaço para o período mais bonito da vida, o momento curto em que a juventude desabrocha como uma flor.

Leia+: BTS: RM é anunciado como apresentador de programa sul-coreano. Veja!

Assim, “Young Forever” retrata, ao mesmo tempo, a beleza da juventude e as preocupações, inseguranças e incertezas dos jovens, uma vez que começam a adentrar na vida adulta repleta de novos desafios. 

WINGS (2016-2017)

A fase seguinte, também muito querida pelos ARMYs, foi denominada “Wings” e trouxe os álbuns “Wings” e “You Never Walk Alone”. Assim como as outras eras, essa também contou com MVs como “Boy Meets Evil”, “Blood Sweat & Tears”, “Spring Day” e “Not Today”. 

Leia+: BTS: Jungkook viaja ao Catar para promover a Copa do Mundo. Veja!

O conceito da nova fase foi inspirado em “Demian”, um livro de Hermann Hesse, e levou o BTS a discutir sobre o sofrimento e as escolhes que o jovem passa em seu processo de amadurecimento. Assim, o grupo passou a retratar a relação entre o bem e o mal no ser-humano, tendo como principais temas principais a tentação e o conflito. 

LOVE YOURSELF  (2017-2018)

Entrando na era “Love Yourself”, o septeto apresentou três álbuns: “Love Yourself: Her”, “Love Yourself: Tear” e “Love Yourself: Aswer”. Nessa, os MVs da vez foram das faixas “Serendipity”, “DNA”, “MIC Drop”, “Euphoria”, “Singularity”, “FAKE LOVE”, “Epiphany” e “IDOL”, e a principal mensagem que o grupo queria passar com a trilogia era a importância do amor-próprio. 

Leia+: MAMA 2022: BTS e J-Hope lideram lista de indicados à premiação. Veja!

Isso porque, no primeiro álbum da série, o BTS trouxe músicas sobre o desenvolvimento do amor. Já no segundo, as faixas mostram um novo enredo, tento o conflito como seu principal foco. Por fim, em “Love Yoursel: Answer”, o grupo traz uma de suas mensagens mais poderosas e significativas, que inspirou seus fãs c0omo nunca.

Leia+: BTS: Ausência do grupo pode causar impacto bilionário na Coreia do Sul

Desta vez, as canções do álbum trazem o amor-próprio como solução, afirmando que só é possível encontrar o amor verdadeiro quando possuir o amor genuíno por si mesmo. “I’m the one I should love”, diz a música “Epiphany”, enquanto a faixa “IDOL” declara: “You can’t stop me lovin’ myself”. 

MAP OF THE SOUL (2019-2020)

Já em 2019, o grupo fez o seu comeback com a era  “Map Of The Soul”, que contou com dois álbuns: “Map Of The Soul: Persona”, e “Map Of The Soul: 7”. Como sempre, além dos discos eles entragaram tudo nos MVs de “Persona”, “Boy With Luv”, ‘Shadow”, “Ego”, “ON” e “Black Swan”.  

Leia+: BTS: Jin abre o jogo sobre sucesso do grupo em programa

Desta vez, o BTS foi ainda mais além e, depois de trazer uma mensagem importantíssima sobre amor-próprio, decidiu abordar a Psicologia Analítica em seus lançamentos, fazendo isso com inspiração do livro “Jung: O Mapa da Alma”, do Dr. Murray Stein, que fala sobre as teorias de Carl Jung, o grande teórico da Psicologia Analítica.

Leia+: BTS: Jin anuncia participação em show do Coldplay com ‘The Astronaut’

Desta forma, o álbum traz três principais conceitos, sendo eles a Persona, a Sombra e o Ego. De acordo com Stein, a Persona é “o rosto que usamos para o encontro com o mundo social que nos cerca. É a pessoa que passamos a ser em resultado dos processos de aculturação, educação e adaptação aos nossos meios físico e social”.  Assim, a Persona é, em suma, como nos apresentamos em frente às pessoas e ao mundo, considerando diferentes ocasiões.

“A Persona é um complexo funcional cuja tarefa consiste tanto em esconder quanto em revelar pensamentos e sentimentos conscientes de um indivíduo para outros”, declara o autor. Apesar de o conceito estar presente na era como um todo, ele fica ainda mais evidente na faixa “Intro: Persona”, do BTS. 

Leia+: BTS: Jimin aparece em estúdio com cantor americano e fãs especulam

A Sombra, por sua vez, se trata de uma contra-pessoa, podendo ser definida, ainda de acordo com o escritor, “como uma subpersonalidade que quer o que a Persona não permitirá”. “De um modo geral, a Sombra possui uma qualidade imoral ou, pelo menos, pouco recomendável, contendo características da natureza de uma pessoa que são contrárias aos costumes e convenções morais da sociedade”, explica Stein. 

Portanto, a Sombra é, na verdade, o oposto da Persona, uma vez que, enquanto a Persona é definida pela expressão das diversas facetas de um indivíduo no mundo social, a Sombra representa aquilo que deve ser mantido em segredo, sendo escondido de todos, inclusive de nós mesmos. Assim como a Persona, no entanto, o conceito também se mostra predominante em uma faixa específica, a “Interlude: Shadow”. 

Leia+: BTS: ‘In The Soop: Friendcation’, série com V, chega ao Disney+. Veja!

Por fim, o Ego “é um ‘sujeito’ a quem os conteúdos psíquicos são apresentados. É como um espelho. Além disso, a ligação com o Ego é a condição necessária para tornar qualquer coisa consciente, seja um sentimento, um pensamento, uma percepção ou uma fantasia”, define o autor. 

Logo, o Ego é tudo aquilo que um indivíduo compreende a respeito de si mesmo de forma consciente, adquirindo, desta forma, um alto conhecimento de si mesmo e seu comportamento. Assim como os dois conceitos anteriores, o Ego é mostrado como temática principal na faixa “Outro: Ego”. Portanto, a ideia do BTS com a era em questão era viajar pelo inconsciente do grupo, mostrando seus próprios “Eus” da forma mais madura, profunda e sincera possível. 

BE (2020-2021)

No ano seguinte, durante a pandemia do coronavírus, o grupo iniciou sua nova era, intitulada “BE”, que também recebeu o nome de mais um álbum do septeto. Desta vez, os singles escolhidos para compor os MVs da nova fase foram ‘Dynamite’, que foi lançada antes do álbum, e ‘Life Goes On’. Já em 2021, o BTS não lançou nenhum álbum, mas contou com duas novas eras a partir de dois singles divulgados pelo grupo: ‘Butter’ e ‘Permission To Dance’.  

Leia+: BTS: Confira os melhores momentos do show do septeto em Busan!

Vale lembrar que, diferente de todas as outras eras do BTS, o lançamento de “BE” não era programado. Na verdade, antes da pandemia, o grupo estava programado para iniciar sua turnê mundial, com o objetivo de promover os álbuns de “Map Of The Soul”.

Leia+: BTS: BigHit confirma alistamento do grupo no serviço militar obrigatório

Assim, o álbum “BE” surgiu em um momento de frustração, abrindo espaço para que, os integrantes explorassem suas individualidades e seus sentimentos enquanto procuravam trazer conforto para os fãs em um momento tão delicado para a população. 

PROOF (2022) 

Agora, em 2022, o BTS fechou oficialmente a primeira fase de sua carreira com “PROOF”, seu primeiro álbum em forma de antologia. Basicamente, um disco assim pode ser definido como uma coleção dos álbuns anteriores de um artista em um só, como um compilado.

Leia+: BTS lança nova versão de ‘Yet To Come’ em celebração à Copa do Mundo

Com “Yet To Come”, a faixa-título do álbum, que foi a escolhida para o MV da vez, o septeto deixa bem claro que, ao revisitarem toda a sua história, viajando ao passado e conectando-o com o presente neste álbum, eles estão abrindo uma porta para seu novo capítulo. 

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.