Camila Pitanga brilha no papel da amante de Noel Rosa

Por - 30/09/06 às 10:10

Felipe Panfili

No final da exibição do filme Noel Rosa – O Poeta Da Vila, a platéia do Festival de Cinema do Rio que superlotou o Cine Palácio, no centro da cidade, foi unânime em destacar o brilho de Camila Pitanga, no papel de Ceci, a amante – e grande amor – do compositor que morreu aos 26 anos de idade, vítima de tuberculose. Camila empresta, com total despojamento, seu talento, beleza e sensualidade à dançarina de cabaré, acusada de ter transmitido a doença a Noel.

“A Camila mandou muito bem. Aliás, como todo o elenco. O filme é muito bonito e bem feito. Só não digo que ele está no páreo para ganhar como o melhor longa de ficção do Festival, porque não vi todos os outros e aí seria um julgamento parcial”, destacou Rocco Pitanga, assumidamente um irmão coruja.

Sherom Menezes, que acabava de chegar de uma viagem de férias que incluiu Portugal, Espanha, Turquia e Estados Unidos, ao lado do marido, o americano Erol Cichowski, também ficou maravilhada com o que viu na tela.

“Além de maravilhoso, o filme é muito divertido. Como em tudo o que faz, a Camila tem sempre um brilho especial. Todo o elenco está de parabéns”, destaca a atriz que foi companheira de Camila Pitanga na novela Belíssima.

Bianca Comparato também se deliciou com o filme. Contou que é fã dos sambas compostos por Noel Rosa e, além de destacar o trabalho da amiga Camila, disse que o filme serviu para ela se inteirar mais sobre a vida do Poeta da Vila.

“Sabia que o Noel tinha morrido cedo, mas não sabia que ele viveu tão intensamente seus poucos anos de vida. É um filme emocionante. Alias, o Festival está provando o quanto a produção do cinema nacional está boa, com força total”.

Camila Pitanga e o marido, Cláudio do Amaral Peixoto – que é diretor de arte do filme – foram uns dos últimos a saírem da sala de exibição, de tão cumprimentada que a atriz foi. No saguão, os cumprimentos continuaram e fãs faziam filas para se fotografar ao lado dela. A atriz ficou feliz de saber que a platéia tinha se emocionado.

“Como assisti ao lado do diretor, Ricardo Van Steen e da equipe, e era a primeira vez que estava vendo, não deu para perceber a reação da platéia. Quero voltar para assistir como espectadora que, aí sim, tenho certeza de que vou me emocionar de verdade. Foi um projeto que estive envolvido com ele durante oito anos. Inicialmente faria a Lindaura (a mulher oficial de Noel), mas acabei ficando com o papel da Ceci”, cita Camila.

Sinopse do filme

Noel Rosa – O Poeta da Vila conta a história do compositor que tinha um defeito na face e apesar de ser estudante. Branco e de classe média, preferia a amizade de negros , músicos, operárias e mulheres de vida fácil.  Noel compõe, partindo de paródia do Hino Nacional, Com que roupa?. Sucesso bombástico suas composições mudaram o rumo da música popular. Vida intensa, regada a bebida e cigarros. Morreu por problemas gerados por uma tuberculose.


×