Camila Pitanga explica o que é LGBTQIA+ no Dia do Orgulho
Por Redação - 28/06/20 às 13:15
A atriz Camila Pitanga, que namora a artesã Beatriz Coelho, aproveitou este domingo (28), dia em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, para explicar o que significa o termo.
A data marca os 51 anos da Revolta de Stonewall, quando os frequentadores do bar gay de Nova York se rebelaram contra a perseguição da polícia homofóbica em 1969.
“Não é vergonha ter dúvidas, vergonha é não querer aprender”, diz Camila Pitanga, que compartilhou um vídeo didático em suas redes feito pela ativista Aretha Sadick para o canal GNT.
O público ficou sabendo que L é de lésbica, G de gay, B de bissexual, T de transexual e travesti, Q de queer, I de intersexo, A de agênero ou assexual e o + para o que que vier, como pansexual.
Camila procurou ainda um artigo da especialista Priscilla Bertucci com dados do Centro de Equidade de Gênero da Universidade da Califórnia em Berkeley.
"Originalmente, a palavra queer era uma forma pejorativa de se referir a pessoas LGBT em países de língua inglesa. A tradução para queer era ‘esquisito’ ou ‘estranho’. Daí o termo foi reapropriado pela comunidade como forma de nomear sua orientação e identidade sexual”, contou Camila.
“Queer virou então um guarda-chuva mais amplo de significados. A palavra engloba pessoas que não se viam representadas pela expressão popular ‘gay’. Ou seja, qualquer pessoa que não se sinta heterosexual pode ser queer”, contou a atriz.
“Queer também é uma forma de expressão política. ONGs e grupos ativistas queer trabalham para a proteção e valorização do grupo perante uma sociedade cis e heteronormativa", ensinou.
“Quem tiver mais questões relacionadas à diversidade e queira complementar ainda mais nos comentários, vou adorar ler”, avisou Camila, antes de desejar “Feliz dia do Orgulho LGBTQIA+ para todes nós”.
Camila Pitanga aquece namorada no frio de São Paulo
Camila Pitanga se derrete por sua amada no Dia das Namoradas
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.