Carlo Ancelotti é condenado a um ano de prisão na Espanha

Por - 09/07/2025 - 16:10

Carlo AncelottiCarlo Ancelotti - Rafael Ribeiro/CBF

O atual treinador da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, foi condenado a um ano de prisão por omitir valores referentes a direitos de imagem em declarações fiscais na Espanha. A condenação, publicada pelo Tribunal de Madri nesta terça-feira (9), está relacionada aos anos em que ele comandava o Real Madrid, entre 2014 e 2015.

Globo tem recorde de audiência com estreia de Ancelotti na Seleção

O que levou à condenação

De acordo com o Ministério Público espanhol, Ancelotti teria deixado de declarar cerca de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 6,2 milhões) recebidos em contratos de imagem. O valor exato omitido, segundo a acusação, soma 1.062.079 euros — sendo 386.361 euros relativos a 2014 e 675.718 euros referentes a 2015.

Apesar de ter residência declarada na Espanha naquele período, o técnico não incluiu os ganhos em suas declarações à Receita local.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Durante o julgamento, realizado entre os dias 2 e 3 de abril, o comandante da Seleção alegou que seguiu orientações de consultores fiscais e do clube na época. Ele admitiu o débito e já quitou o valor total da dívida em 2021, mas pediu que fosse absolvido das acusações.

O pedido, no entanto, foi rejeitado pelo tribunal, que também impôs uma multa de 386 mil euros (em torno de R$ 2,4 milhões). Ainda assim, Ancelotti não irá para a prisão. A legislação espanhola permite que condenações inferiores a dois anos por crimes não violentos, sem antecedentes, sejam convertidas em penas alternativas.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais