Carnaval 2020! Desfiles do Rio de Janeiro serão mais curtos

Por - 17/09/19 às 02:55

Reprodução/TV Globo

As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro vão precisar se adaptar a mudanças importantes com relação aos desfiles do Carnaval 2020. A principal delas diz respeito ao tempo máximo na Marquês de Sapucaí.

Em plenária da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), ficou decidido que a cronometragem não poderá ultrapassar 70 minutos. Até então, o limite era de 75 minutos de desfile. O tempo mínimo de apresentação passou para 60 minutos, ou seja, também cinco minutos a menos.

Houve alteração quanto ao número mínimo de alegorias: de cinco, passou para quatro. O máximo de carros seguirá sendo de seis. Outra redução importante diz respeito às alas de baianas, que agora devem desfilar com pelo menos 60 componentes, e não 70.

O número permitido de pessoas com camisetas terá limite: sendo 30 na frente da escola e 100 atrás do último carro. Além disso, a bateria não será mais obrigada a parar para se apresentar em frente ao módulo de jurados.

Os desfiles do domingo e segunda-feira começarão às 21h30, e não às 21h15. Por fim, haverá um módulo de julgamento a menos. Em vez de quatro, serão três. Entretanto, ainda não ficou definido se isso vai alterar o número de julgadores.

---