Notícias às 13:00

Carolina Ferraz sobre carreira como apresentadora: ‘Não tenho medo de me aventurar e reinventar’

Divulgação

Carolina Ferraz tem dedicado atenção especial e integral a projetos que antes não podia tocar por conta das novelas. Desde que saiu do Grupo Globo em 2017, a artista lançou um canal no Youtube com dicas de viagens, comportamento e receitas, em 2020 assinou com a Record TV para apresentar o Domingo Espetacular ao lado de Eduardo Ribeiro e lançou há poucos meses a série Pandêmicos, em parceria com o amigo e ator Otávio Martins. Ao OFuxico, Ferraz refletiu sobre a nova fase: “Não tenho medo de me aventurar e nem de me reinventar”.  Em meio à pandemia, ela encontra tempo para se dedicar à literatura e a grandes desafios. 

Na Record TV, Carolina celebra a possibilidade de falar de diversos assuntos, no Youtube a liberdade de apresentar seu lado mais pessoal e como atriz e produtora levar ao público – que sente sua falta na dramaturgia – a arte, reflexão e muita comédia. Em Pandêmicos ela e um grupo de artistas celebram o sucesso da série que em breve terá uma segunda temporada. A obra, também escrita por Juliana Araripe, não contou com incentivos fiscais, tão necessários para a cultura e a geração de empregos, e pode ser vista no canal da apresentadora e em 70 plataformas de streaming pelo mundo.

Confira!

OFuxico: Atriz, produtora, apresentadora de TV e de um canal no Youtube. Por que ser multi?
Carolina Ferraz:
Uma série de fatores contribuiu para que eu estivesse hoje na posição que estou. O fato de não estar mais com o meu tempo 24 horas por dia, 7 dias por semana, dedicados à dramaturgia, à novela, me libertou para que  eu também fizesse outras coisas, para que outros interesses que já existiam dentro de mim se manifestassem. Acho que todo mundo é plural à sua maneira, e eu também. Tem muitas coisas que me interessam, muitos assuntos que eu gosto e gostaria inclusive de estudar e aprender mais. Eu sou um ser humano muito curioso. Me considero sempre em processo de aprimoramento, de melhorias, sempre buscando aprender uma nova coisa, descobrir uma nova linguagem e me aventurar. Não tenho medo de me aventurar e nem de me reinventar. Gosto de novidades. Estou cada vez mais me alinhando com o tempo em que estamos vivendo.

OFuxico: Como ficou a sua rotina por conta do Domingo Espetacular?

É uma rotina bem tranquila, nós sempre gravamos às  quartas, sextas e evidentemente aos domingos, o programa é ao vivo. Fora isso, existem as matérias que eu faço que são eventuais. Quando surge uma pauta interessante, quando surge uma coisa que a grade editorial do programa considere interessante, a gente acaba fazendo. Então é bem tranquilo, é bem   organizado, dá para eu encaixar outras coisas também nas minhas atividades, tem sido bem agradável.

OFuxico: Quais os diferenciais do DE?
Carolina Ferraz:
O Domingo Espetacular é um programa de telejornalismo de variedades que tem quase 3h30 de duração. É um programa muito grande, com matérias muito profundas, matérias longas, tem matérias especiais. Ele vai do entretenimento a matérias mais investigativas de cunho social, e também as matérias de jornalismo investigativo como o próprio Cabrini faz tão bem. Aliás, que delícia ver um jornalista como o Cabrini trabalhando, eu acho que o elenco de jornalistas do DE é muito competente, são pessoas muito qualificadas. Gosto muito do tom que todos eles dão. Todos têm uma personalidade muito particular, então é muito interessante ver um programa que é plural, não só na variedade de matérias, mas também na variedade de visões, de óticas que ele proporciona para quem está assistindo. Estou muito feliz, eu realmente tinha decidido abraçar a função de apresentadora, e eu tô muito feliz e fazendo o possível para fazer o melhor de mim.

Carolina Ferraz conversou com exclusividade com OFuxico

OFuxico: Em seu canal, há dicas de culinária, séries e viagens. Como são elaboradas as pautas?
Carolina Ferraz:
Ele é muito pessoal, dividido em duas etapas. A primeira são as postagens de segunda-feira, onde eu só falo sobre culinária. Eu trouxe o meu programa [era exibido no GNT] de culinária para o meu canal do Youtube, ele é a minha plataforma agora, é através dele que eu me comunico com as pessoas e dou as minhas receitas. E às sexta-feiras é tema livre, então eu exploro ao máximo essa coisa plural, multifacetada, que eu acredito que todos nós temos mesmo. Para justamente ter essa liberdade, uma hora eu faço dramaturgia, uma hora eu faço tutoriais de conversas com as pessoas, outra hora eu faço o “Carolina Repórter”, outra hora eu faço o “Cozinha do Possível”, e eu gosto de trabalhar de várias maneiras. Agora estou estreando “She's the Boss”, onde eu estou entrevistando mulheres maravilhosas sobre empreendedorismo, sobre a relação delas entre a vida pessoal e a vida profissional, no sentido de como separar a pessoa física da pessoa jurídica. Como é difícil e se é difícil ser mulher é ser empreendedora no Brasil. Eu tenho conversado com nomes como Gaby Amarantos, Flora Gil, Camila Coutinho, Mari Saad e Fiorella Mattheis. Tenho conversado com muita gente e ainda vem muito mais por aí!

OFuxico: Ter um canal com o seu nome te dá mais liberdade e ao mesmo tempo mais responsabilidades em relação ao conteúdo. Quais são os critérios?
Carolina Ferraz:
Acho que liberdade e responsabilidade são coisas que caminham juntas, elas são absolutamente inseparáveis. Eu acho que você ter uma plataforma na qual você pode simplesmente dizer o que quiser, por que é isso que acontece hoje em dia com as plataformas, todas elas; você tem que ter uma consciência tão grande quanto a sua liberdade do que você vai dizer, de como vai se posicionar. É muito importante hoje em dia, aliás, nunca foi tão importante hoje em dia, principalmente em função da liberdade que as plataformas digitais deram a todos nós, a consciência. Consciência de que tudo pode provocar um impacto e que nós somos responsáveis.

OFuxico: Fazer viagens e reportagens têm sido um diferencial? Como é o seu  preparo em relação ao roteiro?
Carolina Ferraz:
Aaah! Que saudade de fazer viagens! Que saudade de poder estar atuando em outras áreas e viajando e mostrando outras coisas também através do canal do Youtube. Mas com a pandemia, todos esses projetos foram adiados por tempo indeterminado. Na minha predação do roteiro, eu sempre gosto de mostrar para as pessoas como eu penso, como eu faço, como eu   gosto de me comunicar, porque eu acho que o único diferencial que eu tenho de fato a oferecer às pessoas, é o que eu sou, sou eu mesma. Porque sempre tem alguém que entende mais de vinho, ou que já viajou mais, ou que é mais sofisticado, ou que é mais inteligente, ou mais bonito, sempre tem alguém que é melhor do que a gente. Mas o que nós somos, só nós. Então, eu me preparo para ser a mais verdadeira possível. Vou viajar e o que eu gostaria de fazer naquela viagem? O que eu acho que seria interessante se eu tivesse com a minha filha, se eu tivesse com amigos? O que eu gostaria de mostrar para eles?  O que eu gostaria de ver? Então é um roteiro muito feito em função de um desejo genuíno de conhecer os lugares, de estar presente, de descobrir lugares novos. Eu sou muito curiosa, como eu disse já na primeira pergunta, então o bichinho da curiosidade, ele mora aqui!

OFuxico: Longe das séries e novelas, você produz e integra o elenco de Pandêmicos. Como foi produzir uma série durante a pandemia?
Carolina Ferraz:
Foi uma maravilha produzir conteúdo próprio, imagina: você trabalhar com os seus amigos, os seus amigos criarem para você e para eles mesmos uma série que você faz dentro de casa, com uma equipe muito reduzida, mas mantendo qualidade. Realmente, eu acho que essa é umas das coisas que eu prezo nas coisas que eu faço, que é a qualidade. E nós conseguimos isso, foi uma produção de baixo orçamento, trabalhamos sem nenhuma Lei de Incentivo Fiscal. Nós mesmos bancamos e produzimos tudo. O Otávio Martins e o Peu Lima, dono da Menu, que é uma produtora (ele é o nosso coprodutor) também entrou junto conosco, abraçou, sem ele não teria sido possível, porque toda pós-produção, toda a parte de edição, foi na produtora dele que nós fizemos essa finalização. E todo mundo sabe que isso é uma parte bastante cara, então, nós contamos com o talento dos autores que também são atores, o próprio Thiago Albanesi, que é um querido, grande ator e amigo, excelente ator, ótimo para fazer comédia. Eu adoro fazer comédia. Nós juntamos uma equipe, fizemos um tour de Fox, todo mundo fazendo exame de coronavírus para saber se estava tudo bem, e nós filmamos a série toda. Foram 12 diárias, 9 de gravação e 3 de deslocamento.

OFuxico: Se assustou com o sucesso da série que ganhou o mundo por conta do streaming?

Muitíssimo! Eu não esperava. Foi uma delícia, uma surpresa deliciosa! Imagina você saber que um trabalho que você fez como uma experiência, eu nunca tinha feito dramaturgia para o Youtube, o meu canal é um canal novo, é um canal que está começando, e graças a deus tá crescendo muito bem. Estou morrendo de orgulho, de alegria e divido com todos os meus parceiros esse orgulho e essa alegria, sem eles nada disso teria acontecido!

Notícias Relacionadas