Casa de Domingos Montagner vai virar centro cultural
Por Redação - 24/09/2019 - 08:15

No próximo domingo (29), será dado o pontapé inicial para o surgimento de um novo centro cultural, em São Paulo. Três anos após a morte, Domingos Montagner, a casa onde o artista nasceu e viveu boa parte de sua vida, no bairro do Tatuapé, na Zona Leste, será transformada em um centro cultural.
O espaço pretende abrigar um centro de cultura e educação, para trabalhar com jovens da região em situação de vulnerabilidade social, com exposições, espetáculos e cursos de circo e teatro voltados para jovens de 13 a 24 anos.
A iniciativa é do Instituto Dom, associação sem fins lucrativas formada pela viúva do ator, Luciana Lima, o sócio Fernando Sampaio, o irmão de Domingos, Francisco Montagner, e o gestor cultural Gustavo Wanderley.
Inicialmente será feita uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para viabilizar a primeira etapa da Casa Domingos Montagner – Cultura & Educação, que vai atuar em escolas da região.
Morte do ator
Paulistano, Domingos Montagner morreu em 15 de setembro de 2016 por afogamento, no Rio São Francisco, no estado de Sergipe. Ele estava no intervalo de uma de suas gravações de Velho Chico, novela que protagonizava à época, na Globo, com enorme sucesso, na faixa das 21h. Arrastado pela correnteza, Domingos ficou desaparecido durante quatro horas, até seu corpo ser encontrado submerso e já sem vida, a dezoito metros de profundidade. Laudos do Instituto Médico Legal de Sergipe apontaram morte por asfixia mecânica causada por afogamento. Ele deixou três filhos.
Viúva de Domingos Montagner fala sobre morte do ator

Ao longo da vida, seja como o ator, produtor, palhaço ou professor, Domingos Montagner sempre acreditou na educação e na arte como ferramentas de crescimento e de transformação. Pouco mais de três anos depois da morte precoce do artista, aos 54 anos, seu legado virou inspiração para o sonho de transformar a casa onde o ator nasceu, no bairro do Tatuapé, em São Paulo, em uma referência de cultura e educação para a Zona Leste da capital. A iniciativa é do Instituto DOM, associação sem fins lucrativos formada pela viúva do ator, a produtora executiva Luciana Lima, seu sócio na Cia La Mínima e grande parceiro, Fernando Sampaio, o irmão do ator e profissional da área contábil e tributária, Francisco Montagner e o amigo e gestor cultural com larga experiência em educação pela arte, Gustavo Wanderley. 
O grupo vai transformar a casa simples na sede da Casa Domingos Montagner – Cultura & Educação, espaço que abrigará cursos, vivências, espetáculos, exposições, e oportunidades educativas, através do Circo e do Teatro, para jovens de 13 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social. O propósito não é formar artistas, mas facilitar a autonomia dos jovens na busca de conhecimento, na capacidade de trabalhar em grupo e cuidar do coletivo. 
A pedra fundamental do projeto será lançada no próximo domingo (29) com uma campanha de crowdfunding que permanecerá no ar por 60 dias, na plataforma de financiamento colaborativo Benfeitoria. A segunda etapa contará com outras ações de financiamento e prevê a construção de um edifício com três pavimentos. No espaço para exposições haverá uma mostra permanente sobre a trajetória do artista. 
Domingos sempre falou com muito carinho do bairro onde nasceu, cresceu e onde se formou professor, se orgulhava de sua origem do Tatuapé. A casa foi doada pelos herdeiros da família Montagner ao Instituto para contribuir com o desenvolvimento de crianças e jovens. Nosso desejo é que se torne um centro para potencializar o convívio entre pessoas de todas as idades, declarou Luciana Lima. 
O último trabalho de Domingos Montagner na TV foi na novela Velho Chico, da Rede Globo. O ator morreu em 2016, ao se afogar nas águas do Rio São Francisco, durante as gravações da trama.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.






























