Cássia Kiss é homenageada pela Sociedade Brasileira de Mastologia

Por - 15/08/06 às 10:32

Felipe Panfili

Por ter sido a estrela das campanhas contra o câncer de mama de 1988 e 2002, Cássia Kiss foi homenageada pela Sociedade Brasileira de Mastologia, na noite de segunda-feira, 14, no anexo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Também teve direito à placa e ao pingente, criados especialmente para a ocasião, o ator Herson Capri, representado pela sogra Marilena Garcia. Ele foi parceiro de Cássia em 2002 e assim tornou-se o primeiro homem a participar da campanha que estimula a prevenção contra a doença.

Este ano, um outro ator alertará a população sobre o problema: Luiz Fernando Guimarães. Até o dia 20, ele vai aparecer na telinha dizendo: “Câncer De Mama, Fique De Olho 2006”.

Cássia Kiss, acompanhada do marido, Sérgio Brandão, arrancou gargalhadas dos promotores do evento e da platéia, na sua maioria formada por médicos. Isso aconteceu quando ela contou a repercussão que sente da campanha que fez há 18 anos, quando aparecia com os seios de fora, ensinando como fazer o auto-exame.

“Até hoje sou mais lembrada pelos homens. Eles me abordam e dizem que graças àquela campanha que eu aparecia com os peitos de fora, as mulheres, mães ou irmãs deles passaram a fazer o preventivo contra o câncer de mama. Isso é que é o legal de uma campanha: ouvir os resultados dela, pela boca da população”.

A atriz fez questão de realçar o quanto se sente feliz por poder amamentar.

“Sou mulher, tenho quatro filho e aos 49 anos amamento o Pedro Miguel (de dois anos e quatro meses). Ele e meu marido também são dois felizardos por eu ter mamas sadias”.    
Cássia comentou também o quanto considera importante a presença do homem na campanha. Mas sugeriu que a mesma fosse mais agressiva, usando, por exemplo, a imagem de uma mulher que tenha passado pela cirurgia de extração da mama por causa do câncer.

Nos dois pontos, Cássia contou com o apoio da estilista Suzui Matei, especialista em sutiãs e langeries para mulheres mastectomizadas. Suzui lembrou que graças à campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia descobriu, através do auto-exame, que era portadora de um câncer de mama, se tratou e ficou curada.

Marilena Garcia, sogra de Herson Capri, também revelou ser uma sobrevivente do câncer de mama e leu um bilhete que o genro famoso enviou, justificando a sua ausência do evento.
“Gostaria muito de estar com vocês. Mas o trabalho, que bom que estou trabalhando, me impede. Estou fazendo uma novela, uma peça e escrevendo um texto para teatro, nas horas vagas, além de me dedicar à família. Tive um câncer de pulmão e me curei. A cura é possível, mas a prevenção continua sendo o melhor remédio. Foi uma alegria partilhar a minha infermidade”.

A Campanha

Luiz Fernando Guimarães é a estrela da campanha nacional Câncer De Mama, Fique De Olho 2006, da Sociedade Brasileira de Mastologia, que começou a ser veiculada dia 14 agosto e vai até o dia 20, em rede nacional. Esta é a primeira vez que um homem aparece sozinho como garoto-propaganda da campanha, que já teve atrizes como Cássia Kiss, Mila Chrystie. Elisabeth Savalla e a modelo Luíza Brunet.

A Sociedade Brasileira de Mastologia justifica que a escolha de um homem para a campanha deste ano e, principalmente, de um humorista, foi para dar leveza a um assunto tão sério e com dados tão alarmantes: a cada 36 minutos uma mulher morre de câncer no Brasil. 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados a cada ano. A campanha é nacional e vai ser realizada em 27 estados, com ações específicas em cada um.
 
A imagem do ator vai estar presente em peças publicitárias, incluindo comerciais de tevê, outdoors, busdoor, folhetos e rádio. A camisa da campanha pode ser adquirida na própria secretaria da Sociedade Brasileira de Mastologia (21)2220-7711). Toda a renda arrecadada será revertida para auxiliar a campanha nacional.


×