Cássio Gábus Mendes se emociona com papel em Amazônia

Por - 04/09/06 às 10:10

Fábio Zanzeri

Cássio Gábus Mendes já havia ficado emocionado com a história de Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, contada a ele por Glória Perez e Marcos Schechtman; mega-produção que será gravada em Manaus(AM) e Rio Branco (AC).

Mas ao saber qual era o personagem destinado a ele, Cássio tomou um susto. Convite feito e aceito, o ator aposta que o trabalho será inesquecível em sua vida.

“A Glória e o Marquinho me contaram a história, sem dizer qual era o meu personagem. Quando falaram que era o Chico Mendes, eu que já estava emocionado com o que ouvia, levei um susto. Primeiro me deu um branco, depois disse: ‘Eu? Como eu fazer o Chico?’. Agora que a ficha já caiu, percebo que a minissérie e o personagem serão momentos que ficarão guardados para sempre comigo”, relata o ator.

A partir daí, Cássio começou a pesquisar sobre a vida do líder seringueiro de Xapuri, no Acre, assassinado às vésperas do Natal de 1988. Posteriormente participou de um workshop realizado no Projac, no Rio, onde conheceu os filhos de Chico Mendes.

“Se eu conseguir passar na minissérie um terço do que ele foi, já será uma vitória. Na minha profissão, temos de saber aproveitar da melhor maneira possível uma oportunidade como essa, que é rara”.

O ator ainda não sabe quando embarca para o Acre, uma vez que Chico Mendes só entra a partir do finalzinho da segunda fase da minissérie, tendo atuação marcante na terceira e última parte, que se passa nos anos 80. Mas Cássio acredita que desde já, tanto ele como todo o elenco, devem estar atentos ao banho de oxigênio que receberão na Floresta Amazônica.

“Enquanto durarem as gravações lá, a floresta será a nossa casa. Sou uma pessoa urbana, que mora em São Paulo, por isso essa experiência com a mata será muito valiosa. Até para fortalecer, ainda mais, a minha posição em relação à defesa do meio ambiente. Acredito que um dos objetivos desse novo trabalho da Glória Perez seja exatamente esse: de chamar a atenção da população e das autoridades, em todos os níveis, de como devemos nos preocupar, cuidar e contribuir com a natureza”, conclui.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.