Chargista Angeli se aposenta após diagnóstico de afasia
Por Redação - 20/04/22 às 13:13
Fim de uma era! O chargista Arnaldo Angeli Filho vai se aposentar após 51 anos de carreira. A decisão veio após o diagnóstico de afasia, que afeta a capacidade de uma pessoas falar, escrever e entender a linguagem. O artista se despede da “Folha de São Paulo” após 5 décadas ilustrando belamente as diversas faces da sociedade brasileira.
“É com tristeza e coragem que a família e os amigos de Angeli comunicam o fim, por questões de saúde, da histórica colaboração entre o autor e a Folha de S. Paulo”, começa o comunicado no Twitter do chargista.
“Após cinquenta e um anos de carreira, quase cinquenta deles no jornal, é num misto de emoção e tristeza e também orgulho que ele se despede desse espaço que foi, ao longo de décadas, uma janela para que os leitores pudessem observar o talento indescritível de um dos maiores artistas que o Brasil tem”, afirma um comunicado publicado na manhã desta quarta-feira em suas redes sociais, acompanhado a duas charges ilustrando este momento”, explica.
“Agora que esta nova etapa se inicia, deixamos aqui um agradecimento especial aos leitores que foram os grandes parceiros de Angeli durante essas cinco décadas. Com eles, seguiremos celebrando a obra de Angeli em novas publicações e exposições. Punk is not dead!”, finaliza.
BRUCE WILLIS SE APOSENTOU PELO MESMO MOTIVO
Que tristeza! No dia 30 de março, a família de Bruce Willis publicou um texto nas redes sociais para informar que o ator vai se afastar da carreira por conta da afasia, um distúrbio de linguagem que acontece por uma lesão cerebral e afeta a comunicação.
“Para os incríveis apoiadores de Bruce, como família, queríamos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso e com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele”, começa o texto, que foi assinado pelas filhas do ator, a sua mulher, Emma Heming, e sua ex, Demi Moore.
Leia+: Filha de Bruce Willis revela anos de abuso por mulher próxima à família
“Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos pelo amor, compaixão e apoio contínuos de vocês”.
“Estamos passando por isso como uma unidade familiar forte e queríamos incluir seus fãs porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam para ele. Como Bruce sempre diz, ‘viva’ e juntos planejamos fazer exatamente isso”, finalizaram.
O QUE É AFASIA?
Mas afinal, o que é essa doença? Afasia é uma condição que tira a capacidade de se comunicar. Pode afetar sua capacidade de falar, escrever e entender a linguagem, tanto verbal quanto escrita.
O distúrbio geralmente ocorre após um acidente vascular cerebral ou uma lesão na cabeça, mas também pode surgir gradualmente de um tumor cerebral ou de uma doença que causa danos progressivos e permanentes ao portador. A gravidade da afasia depende de várias condições, incluindo a causa e a extensão do dano cerebral.
Leia+: Bruce Willis se nega a usar máscara em farmácia
SINTOMAS
Os principais sintomas da doença são encontrados na fala. Sendo assim, uma pessoa com afasia tende a não conseguir formular frases longas ou completas, falar frases que não fazem sentido, substituir uma palavra por outra, ou um som por outro, proferir palavras irreconhecíveis, não compreender a conversa de outras pessoas, e até escrever frases que não fazem sentido.
DIAGNÓSTICO
A doença pode ser identificada por meio da observação dos sintomas e exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia. Por meio de uma consulta médica, o profissional da saúde pode realizar um exame básico de habilidades linguísticas, no qual o paciente é solicitado a manter uma conversa, nomear objetos, responder perguntas e seguir instruções, A partir disso, se o médico suspeitar de afasia, o paciente é encaminhado para os exames, que identificam a causa e as áreas do cérebro que estão danificadas.
Leia+: Bruce Willis se desculpa por sair sem máscara em Los Angeles
TRATAMENTO
Uma vez que a causa tenha sido abordada, o principal tratamento para a afasia é a terapia da fala e da linguagem. A pessoa com afasia reaprende e pratica as habilidades linguísticas, além de aprender a usar outras maneiras de se comunicar. Geralmente, após o diagnóstico, o médico encaminha o portador da condição para um fonoaudiólogo que pratica diversos exercícios com o paciente, como leitura e escrita, escuta e repetição de palavras e até aprendizado de habilidades de linguagem expressiva, como usar expressões faciais e gestos para se comunicar.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.