Cidade Cenográfica de Segundo Sol impressiona pelo realismo

Por - 05/06/18 às 14:07

Divulgação/Segundo Sol/ Paulo Belote/TV Globo

May Martins e Claudio Duque fizeram uma imersão total em quatro viagens à Bahia. Tamanha dedicação resultou num primoroso trabalho que tem rendido crescentes elogios em Segundo Sol, novela de João Emanuel Carneiro exibida na Globo na faixa das 21h.

A reportagem de OFuxico fez um passeio pela cidade cenográfica e registrou cada detalhe da cenografia e direção de arte da trama de João Emanoel Carneiro. May e Duque reuniram equipes para  recriar Salvador em plena Curicica, bairro na Zona Oeste do Rio De Janeiro, onde ficam localizados os Estúdios Globo.

Reproduz a atmosfera do Santo Antônio Além do Carmo – bairro onde vive a família do protagonista Beto Falcão – e serve de pano de fundo para a trama, foi um prazeroso desafio para os profissionais.

"Usamos muitos tons, destacando uma Bahia cosmopolita, menos regional. Reproduzimos um bairro histórico com muita arquitetura misturada", destacou May Martins.

Chama a atenção um quarteirão sacro, com Igreja e Convento, como é típico da Bahia. Mais abaixo, no largo, está um dos xodós dos cenógrafos, a famosa Cruz do Pascoal, em tamanho original, e com os mesmos azulejos portugueses seculares. 

"Os azulejos de toda a cidade cenográfica são plotagem em pvc", entrega Cláudio Duque.

É possível ainda observar de artesanatos para turistas, de instrumentos musicais, roupas usadas em terreiros de Candomblé e restaurantes também se destacam. Inclusive o restaurante de Cacau, personagem de Fabíula Nascimento.

"É uma delicia de lugar. Solar, colorido, misturando tradição e estilo", ressalta Duque.

Toda a cidade cenográfica ocupa 5.500  metros quadrado e a construção foi feita em três meses. 

"80% do que se vê aqui, foi produzido nos Estúdios Globo. Apenas 20% trouxemos da Bahia. Cada casa tem uma referência da cidade. O Casarão, por exemplo, é algo comum por lá. Visitamos alguns no bairro Dois de Julho. São casas abandadas com um quê de cultura. Eles são muito organizados e estabelecem um rodízio de tarefas", conta May Martins.

Com três andares distribuídos de forma irregular, o casarão tem 13 metros de altura e 140 metros quadrados de área.

"Dá vontade de ficar nessa cidadezinha", brincou Cláudio Duque.

Confira nossa galeria!

---

Tags: