Cine Sul 2006 homenageia Oduvaldo Viana Filho
Por Redação - 31/05/06 às 11:33
Em junho, o Rio se transforma na capital latino-americana do cinema. O Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo, que acontece entre os dias 13 e 25 de junho, trará 17 longas-metragens na mostra competitiva e homenageia o brasileiro Oduvaldo Vianna Filho e o cubano Nelson Rodriguez.
Em sua 13ª edição, o cine Sul trará também 70 vídeos de média e curta-metragem na mostra competitiva, além de mostras paralelas, como Futebol Latino; Bossas Musicais e Argentina: Pela Verdade e Pela Justiça (sobre o Golpe de 1976), entre outras.
Vianinha faria 70 anos
Duas homenagens marcam o evento: uma, ao ator, autor e roteirista Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha (que se estivesse vivo completaria 70 anos em 4 de junho) e outra ao montador e professor cubano Nelson Rodriguez, da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños e, em extensão à Escola por seus 20 anos de contribuição à produção cinematográfica latina.
Haverá mostras específicas para dois filmes nos quais Vianinha atuou ou roteirizou e outras com os filmes produzidos na escola cubana. O Cinesul acontecerá no Centro Cultural Correios, Casa França-Brasil, Cinemateca do MAM e Memorial Getúlio Vargas.
Este ano, o Cinesul recebeu um número recorde de inscrições. Foram cerca de 600 títulos inscritos para participar das mostras competitivas de filmes e de vídeos, o dobro do ano passado. Os trabalhos vieram do Brasil, Argentina, Barbados (pela primeira vez), Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.