Cinzas de Raul Cortez serão jogadas no sítio onde o ator vivia

Por - 18/07/06 às 20:28

Divulgação/Rede Globo

Atualizada às 12h21:

Após ser cremado, no final da tarde desta quarta-feira, dia 19, as cinzas de Raul Cortez serão jogadas no sítio onde o ator vivia, em Porto Feliz, interior paulista. A família vai atender ao pedido feito pelo artista, que adorava viver no campo. Foi neste lugar, inclusive, que ele reuniu muitos amigos, no ano passado, quando comemorou 74 anos.

 

Atualìzada às 11h:

 

Raul Cortez está sendo velado, desde as 7h desta quarta-feira, dia 19, no Teatro Municipal de São Paulo. Os fãs puderam ter acesso à partir das 11h.  

Às 17h, o corpo do ator será levado para o Crematório da Vila Alpina.

 

Aos 73 anos, morreu, nesta terça-feira, dia 18, às 20h15, o ator Raul Cortez.  Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o último dia 30 de junho. A internação, porém,  ainda não havia sido divulgada.

O artista tinha câncer no aparelho digestivo. Seu último trabalho foi na minissérie JK, da Globo. E a última novela foi Senhora do Destino, em 2004, quando os sintomas da doença começaram.

Através de comunicado, o hospital citou que a morte ocorreu devido às "complicações relacionadas a um câncer no pâncreas."

 

História de um grande talento

Raul Christiano Machado Cortez nasceu no bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e completaria 74 anos no próximo dia 28 de agosto. Tinha 50 anos de carreira.

Ele queria ser advogado, mas a veia artística falou mais alto e iniciou carreira no Teatro Oficina, em 1955. Em toda a sua trajetória profissional, Raul Cortez acumula mais de 100 personagens, no teatro, cinema e televisão.

Alguns dos espetáculos que fez foram Rasga Coração (1980), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1986) e Lobo de Raiban (1988). Na televisão, onde estreou na década de 80, Raul viveu papéis inesquecíveis em novelas, como Partido Alto (1984) e Rainha da Sucata (1990), Mas seu papel de maior destaque foi o italiano Jeremias Berdinazzi, de O Rei do Gado, em 1996. 

Foi casado com a atriz Célia Helena, com quem tem uma filha, a também atriz Lígia Cortez, mãe de suas duas netas – Vitória, de 20 anos, e Clara, de 6. Da união com Tânia Caldas, ele teve Maria, de 27 anos.

No ano de 2004, quando descobriu a doença, Raul teve que abandonar o seu último trabalho em novelas, quando interpretava o Barão Pedro Correia de Andrade e Couto, na novela Senhora do Destino. Assim, teve que se afastar das gravações para extrair o tumor e se submeter a sessões de quimioterapia.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.