Cissa Guimarães faz terapia de luto para superar a dor
Por Redação - 30/08/10 às 09:01
Cerca de seis semanas depois do acidente que matou seu filho, Rafael Mascarenhas, a atriz Cissa Guimarães diz que ainda luta para superar a dor da perda. Em entrevista ao programa Mais Você, da Globo, ela agradeceu o carinho do público, dos amigos, e contou que está buscando forças na terapia do luto.
Ana Maria Braga foi até o Teatro Leblon, no Rio, onde Cissa se apresenta com a peça Doidas e Santas, para realizar a entrevista. Visivelmente comovida com a situação, a apresentadora disse que não conseguia imaginar a dor da amiga. Cissa pediu para que ela nem tentasse.
“Essa não tem como explicar, não quero que ninguém tente. É horrível! Por que a gente vai tentar sentir isso?”, justificou a atriz.
Cissa demonstrou que está tentando passar por essa fase da melhor maneira possível. “Tem que usar isso (a dor) para melhorar você com os outros, rever teus valores, renascer… na verdade você renasce. Aquela Cissa eu não sou mais, nunca mais vou ser. Vai ser uma experiência muito boa, mas preciso de um tempo, porque eu estou no CTI ainda, estou com uma hemorragia, mas eu vou sair”, desabafou.
A atriz conta com ajuda da terapeuta Adriana Thomaz, especialista em terapia do luto. Cissa explica que isso a ajuda a lidar com a perda de forma mais pontual. “Tem gente que fala que é um dia atrás do outro. Não, não é. É um minuto após o outro. Eu estou aqui conversando com você, e daqui a pouco estou louca, e daqui a pouco estou rindo, e daqui a pouco estou querendo encontrar ele lá. E daqui a pouco estou ótima de novo, querendo ir à praia”, contou.
A terapia do luto ensina a pessoa a se aproximar da dor da morte, sem fugir, para encarar a dor e superá-la.
Por conta da terapia, Cissa disse ter aprendido que pode dizer não sempre que quiser. “Cinco minutos antes de qualquer compromisso, incluindo meu espetáculo, eu posso dizer não. Tranquilamente, porque o corpo não vai. Tudo que eu estou fazendo é tentar”, explicou.
Emocionada, Cissa confessou que trabalha com seus sentimentos para não desejar o mal aos pais do rapaz que atropelou Rafael, saiu sem prestar socorro e ainda pagou propina ao policial para escapar da delegacia. “É um sentimento de pena, esse menino deve estar muito pior que eu. Esses pais devem estar muito piores que eu, no sentido de que eles educaram uma pessoa que faz isso”, disse.
Rafael Mascarenhas, filho caçula da atriz, morreu atropelado no dia 20 julho, em um túnel interditado, no Rio, enquanto andava de skate.
Tudo sobre famosos você encontra em O Fuxico, o site que é referência no mundo VIP!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.