Clara de Páginas da Vida surpreende por sua garra

Por - 09/10/06 às 19:00

Globo

A cena do aniversário de cinco anos de Clara, a filha adotiva de Helena (Regina Duarte) e portadora da síndrome de Down, que foi exibida no capítulo de quarta-feira, 4 de outubro, consumiu da equipe seis horas de gravações. E enquanto o elenco adulto demonstrava algum cansaço, a pequena Joana Mocarzel, que tem 7 anos, estava toda eufórica.

“A Joana ficou no estúdio esse tempo todo, repetiu as cenas e saiu inteira da festa do aniversário, até mais que os adultos. A novela, pra ela, funciona como uma estimulação que qualquer criança necessita e, principalmente, as portadoras de Down. A convivência com esse mundo simbólico é uma injeção estimulante. A Joana sabe que tem uma mãe de mentirinha que é a Regina Duarte, um nome que não é o dela, e, quando termina de gravar, corre para o monitor para ver se ver nas cenas”, conta o cineasta Evaldo Mocarzel, pai de Joana.

Ele está muito agradecido ao autor Manoel Carlos tanto pela oportunidade dada a sua filha como – e principalmente – por tratar da inclusão da criança com Down na sociedade: “Eu e minha mulher, Letícia, só temos a agradecer a delicadeza do Manoel Carlos para  com nossa filha. Ela não tem que decorar texto e sim as intenções da fala. Por exemplo, se tem que falar vamos embora, pode dizer quero ir. E os atores adultos é que têm de improvisar”, revela Evaldo.   

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.