Claudia Leitte retira nome de orixá de letra e é criticada

Por - 17/12/24 às 13:05

Claudia Leitte indignada com Silvio SantosFoto: Reprodução/ SBT

Claudia Leitte está no centro de uma polêmica! A cantora decidiu retirar ‘Iemanjá’ da letra de uma música e tem sido acusada nas redes sociais de intolerância religiosa.

Monica Buonfiglio sobre o mundo em 2025: ‘Perigo de guerra química’

Diante do fato, o secretário da Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, se manifestou no Instagram e contou até com uma curtida de Ivete Sangalo, nesta terça-feira, 17 de dezembro.

“A celebração dos 40 Anos do Axé-Music é muito bem-vinda, é necessária e pertinente. Contudo, ela não pode vir sem também trazer junto algum pensamento crítico. Importante botar as coisas no seu devido lugar antes de começar o oba oba. Temos a oportunidade de seguir em frente, corrigir percursos, fazendo o melhor e o justo. Viva o Axé”, contou.

Após muita gente apontar como uma indireta para Claudia Leitte, Tourinho disse: “E maior e mais endêmica do que qualquer caso isolado. Sei que perde-se controle, mas a intenção não é alimentar hate contra ninguém, e sim puxar a discussão como um todo sobre a necessidade de saber o que é axé e reconhecer toda a história. Fechei comentários porque a discussão estava indo na direção errada”, completou.

“Quando um artista se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome dos Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é surreal e explícito reforço de que houve de errado daquele tempo”, disse.