Claudia Rodrigues é madrinha de campanha da ABN
Por Redação - 25/08/15 às 20:45
O mês de agosto é considerado o mês de alerta da doença degenerativa que acomete principalmente jovens adultos entre 20 e 40 anos, a Esclerose Múltipla.
Para tanto, a Academia Brasileira de Neurologia promove uma campanha de conscientização sobre a Esclerose Múltipla, cuja madrinha é a atriz e humorista Claudia Rodrigues. Diagnosticada com a doença em 2006, Claudia tornou-se símbolo de superação e luta contra a EM.
Diversas ações são realizadas pela ABN nas principais capitais brasileiras: informativos, palestras, apresentações e entrevistas levarão à população conhecimentos sobre a doença e seus sintomas, com o objetivo de desmistificá-la.
No projeto Esclerose Múltipla: um Muro que Podemos Juntos Ultrapassar, a neurologista Elizabeth Regina Comini Frota, também coordenadora do Departamento Científico de Neuroimunologia da ABN, destaca a importância da iniciativa:
“A EM acomete pessoas jovens, cheias de planos que só estão no início da vida. Ela é crônica, imprevisível e não tem cura, e os portadores sentem como se um muro tivesse sido colocado no meio de seu caminho. Com o conhecimento e entendimento da Esclerose Múltipla, os pacientes, médicos e familiares podem ultrapassar esse obstáculo, continuando a vida da melhor forma possível e convivendo com a doença”.
Para Claudia Rodrigues, todas as campanhas para esta e outras doenças têm um significado muito intenso.
“Viver a esclerose múltipla, driblar a doença dia após dia é um caminho difícil, porém, não impossível. As pessoas devem estar conscientes que essa doença existe e procurar um acompanhamento o quanto antes, para poder entender e seguir um rigoroso tratamento. Mais do que isso, precisam entender que quem tem a doença continua vivo, ativo, com algumas poucas limitações, mas em plena vida. O esquecimento ou afastamento de uma pessoa com EM só causa sentimentos doloridos no paciente”,disse Claudia Rodrigues em conversa com O Fuxico.
Sobre a Esclerose Múltipla
A Esclerose Múltipla atinge de 15 a 20 habitantes entre 100.000. Afeta principalmente jovens de 20 a 40 anos, tendo como alvo principal as mulheres. Trata-se de uma inflamação no sistema nervoso que deixa múltiplas lesões endurecidas semelhantes a cicatrizes, podendo evoluir para deficiências motoras, da coordenação, da visão e do equilíbrio. Sua causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que fatores genéticos e do ambiente podem determinar seu aparecimento. Um dos maiores problemas da doença é que seus sintomas são facilmente confundidos com os de outras. Seu diagnóstico precoce é extremamente importante para que possa ser controlada.
Claudia Rodrigues aproveita final de férias em Ilhéus, Bahia
Claudia Rodrigues planeja turnê nos EUA
Claudia Rodrigues faz compras com a empresária no Rio
Claudia Rodrigues está internada em São Paulo
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.