Companhia de Viagem exibe o 1º campo de concentração nazista

Por - 08/04/06 às 15:27

O programa Companhia de Viagem deste sábado, dia 8, está a poucos quilômetros de Munique, na cidade de Dachau, sede do primeiro campo de concentração criado por Aldof Hitler, em 1933. 

No programa, o apresentador Márcio Moraes mostra os vestígios das barbáries ocorridas naquela cidade. A priori, o lugar serviu para encarcerar inimigos do regime, entre socialistas, comunistas e monárquicos. A partir do início da guerra, Hitler fez o que realmente planejara: a perseguição aos judeus.

Com essa causa, somente o campo de concentração de Dachau – ao todo existiram 22 – foi responsável pelo internamento de mais de 200 mil pessoas, das quais mais de 30 mil morreram. Não em câmaras de gás – apesar de o local abrigar uma, essa nunca foi utilizada -, mas em experimentos médicos hediondos, trabalhos escravos, castigos, inanição e fuzilamentos.

Dachau funcionou até 1945, quando as tropas americanas chegaram lá. Desde 1965, o campo de concentração foi transformado num museu e memorial, que abriga objetos e marcas históricas de anos de sofrimentos, e está aberto para nunca esquecermos as atrocidades ocorridas naquele período.

Companhia de Viagem vai ao ar aos sábados, à meia-noite, na Band.

 

 

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.