Confira algumas curiosidades de Tempo de Amar, da Globo

Por - 24/09/17 às 10:30

Divulgação/Globo/Fotomontagem

Curiosidades

 *Grandes compositores criaram músicas para a novela – Maria Gadú, Djavan, Jorge Vercilo, Zizi Possi, Marcus Vianna. Terá ainda uma trilha incidental muito bonita, que está sendo toda gravada em Budapeste pelo maestro Alexandre Guerra.

*A trama terá filmes de época do acervo da Cinemateca Portuguesa que mostram o Porto, Lisboa, além de fotos do período do Rio de Janeiro. Essas imagens estão passando por um processo que dá vida a elas. É uma técnica de projeção de imagens e camera mapping que transforma fotos em vídeo. A união dos vídeos antigos e dessas fotos animadas traz um clima e um posicionamento histórico para a novela.

 *Um dos grandes investimentos da novela é em locações. Apesar da  cidade cenográfica nos Estúdios Globo, toda a tradição em termos de imagem foi encontrada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Lá tem muita colônia italiana, mas com o estilo de vida muito próximo ao dos portugueses.

*Tempo de Amar tem dois protagonistas estreantes, além de um grande elenco jovem. Mas ao mesmo tempo traz atores experientes como Tony Ramos e Regina Duarte.

*A história tem uma luz diferenciada. Os cenários traduzem um estado de espírito. Para Morros Verdes, a aldeia portuguesa,  foi feita uma  cidade toda de  pedra, inspirada  nas  cidades históricas portuguesas. A ideia foi criar uma atmosfera que permite que essa história seja contada de maneira mágica e surpreendente. Responsável pela luz está o diretor de fotografia Nonato Estrela, que é um grande fotógrafo. A ideia é criar uma luz direcional, uma luz que vem da janela, uma única fonte de luz. Esse é o conceito da fotografia da novela, inspirada em Caravaggio. Você vê a entrada da luz, ela ilumina o alvo e deixa tudo em volta num clima mais escuro.

*A equipe gravou no Sul em julho, em casas do roteiro turístico Caminhos de Pedra – como a Casa da Erva-Mate e a Cantina Strapazzon – , no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e em pontos tradicionais de Garibaldi, como o Passeio da Barragem e a estação da Maria Fumaça, entre outros locais. O céu azul e o sol não espantaram o frio do Sul em uma das semanas mais geladas do ano. A equipe da novela enfrentou temperaturas abaixo de zero nas locações.

 *Antes da viagem, a equipe rodou cenas na Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O espaço serviu de locação para o convento para onde Maria Vitória é levada ao descobrir que está grávida. A novela ainda fez tomadas grandiosas no Porto do Rio. De um lado, estava representado o Porto de Portugal e do outro o da Cidade Maravilhosa. Foram mais de 250 figurantes por dia. A produção de arte também levou para o local 13 carros da época, entre outros objetos. As cenas mostram as chegadas e partidas dos personagens de Portugal e Brasil. O percurso entre os dois países à época levava mais de três meses para ser concluído.

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.