Confira detalhes da cenografia de Tempo de Amar, da Globo

Por - 24/09/17 às 10:30

Divulgação/Globo/Adriano Melo

Cenografia e produção de arte

 As pesquisas de referência são fundamentais para o trabalho de cenografia e produção de arte quando se trata de uma novela de época. A busca por imagens do Rio de Janeiro no fim da década de 1920 foram importantes para reproduzir o glamour que a cidade exalava no período. Assim como aldeias portuguesas também serviram de inspiração para a criação da fictícia Morros Verdes. Foram criadas duas cidades cenográficas nos Estúdios Globo. De um lado, a modernidade do Rio de Janeiro do fim dos anos de 1920. Do outro, uma aldeia portuguesa distante dos grandes centros urbanos e com aspecto rural.

“O grande diferencial é ter uma cidade com casas de paredes de pedras. Usamos muitas pedras verdadeiras, além de peças de isopor que passaram por um tratamento que testamos muito até conseguir deixar com a textura certa”, conta o cenógrafo Gilson Santos, que divide o trabalho com Erika Lovisi.

A equipe trabalha em parceria com a produção de arte, a cargo de Marco Cortez, que tem fundamental importância na representação dos costumes da época. Malas, passaportes, cartazes, gramofones e muitos outros objetos foram garimpados em antiquários ou feitos especialmente para a novela. A equipe encomendou cestos de vime característico da colheita da uva em Portugal, além de mais de 80 malas de época. Também foi necessária a importação de panelas de ferro típicas de Portugal, além dos carros do período para a composição das cenas.

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.