Conheça a história de Filhos da Pátria, da Globo – Curiosidades

Por - 19/09/17 às 13:11

Divulgação/Globo/Renato Rocha Miranda

Curiosidades

 

*A cidade cenográfica de Filhos da Pátria reproduz o Centro do Rio de Janeiro, com a Praça XV, o Arco do Teles, a igreja e o Paço Imperial. As ruas ganham vida com as barraquinhas repletas de frutas penduradas e as janelas  das casas cheias de vendinhas.

 

*No Paço Imperial, onde Geraldo trabalha, há diversos jornais, documentos, livros e carimbos confeccionados pela produção de arte. Para representar teatralmente toda burocracia que envolve o órgão, há vários documentos empilhados pelas mesas. E a equipe também confeccionou uma bolsinha em couro para o marido de Maria Teresa usar quando recebe o dinheiro dos esquemas.

 

*Com ilustrações exclusivas, abertura de Filhos da Pátria mostra que o "jeitinho brasileiro" e a malandragem vem desde a época do Império

 

*Uma verdadeira confusão, que só poderá ser resolvida quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas. A provocação, presente na música Quando o Morcego Doar Sangue, de Bezerra da Silva, justifica sua escolha para ser o tema da abertura. A canção, que discute as dificuldades enfrentadas pelo Brasil e pelo brasileiro, dita o ritmo do passeio da câmera em imagens que retratam situações comuns ao chamado "jeitinho brasileiro", a malandragem no levar a vida, que sempre revela algo de errado, de "bagunçado".

 

*Com ilustrações do artista Rodrigo Borges, criadas exclusivamente para o trabalho, a abertura mantém o clima de humor crítico, característica marcante da série.

 

*Tendo como referência documentos, selos e cédulas antigas (livremente inspirados em materiais de uma época próxima a da representada na série), o estilo das ilustrações é uma mistura entre o realista e o gráfico, resultado conquistado graças ao trabalho construído do zero e em parceria entre a equipe de criação da Globo e Rodrigo Borges. A inspiração em elementos mais sérios, como as cores e traços de documentos oficiais, tem como objetivo mostrar que as situações retratadas, que em um primeiro olhar remetem à nobreza e imponência, trazem sempre um bastidor com algo fora do lugar, de desordem. Depois de prontas e aprovadas, as ilustrações passaram por um processo de composição gráfica para montagem da abertura e receberam um tratamento para que parecessem documentos reais envelhecidos, desde as cores até detalhes "amassados''.

 

*No total, o desenvolvimento da abertura durou cerca de 3 meses, entre criação e pós-produção.  

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.