Conheça a história de Filhos da Pátria, da Globo – Figurino e Caracterização

Por - 19/09/17 às 13:08

Divulgação/Globo/Mauricio Fidalgo

 

Figurino e caracterização

 

A transição econômica dos Bulhosa fica evidente na conta bancária e também na aparência dos personagens. Na primeira fase, em que a família vive com parcos recursos, Geraldo tem a barba mal feita e o cabelo oleoso. Maria Teresa é muito simples e não tem condições de ostentar muitos adereços. A primeira coisa que ela faz quando melhora de condição de vida é comprar joias. Também na fase mais rica, Maria Teresa começa a fazer penteados mais altos e imponentes. Para isso, a equipe de caracterização usou badoches, um coque com enchimento de cabelo para dar volume.

 

O figurino da família Bulhosa também acompanha a ascensão econômica deles.

 

"Nessa época, as roupas eram usadas até acabar, literalmente, sendo passadas de pai para filho ou para parentes. Os tecidos eram caros e a confecção, também", explica o figurinista Antonio Medeiros.

 

Desta forma, quando a família Bulhosa melhora financeiramente, consegue investir em roupas novas ou de melhor qualidade. Antonio esclarece que também usou cor e estampa como signo de enriquecimento nas mulheres.

 

"A cor e a textura do figurino ajudam a imprimir essa nova fase. O vermelho e o veludo, por exemplo, denotam essa ascensão financeira", diz. Quanto mais rica a família, mais enfeitados e bem-vestidos eram os escravos. Para isso, a equipe de figurino se apropriou de alguns tecidos africanos para enriquecer visualmente as roupas de Lucélia, a escrava da família Bulhosa.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.