Corpo de Emílio Santiago será exumado para comprovar suposta paternidade

Por - 20/10/22 às 10:14

Emílio Santiago de chapéu de panamãEmílio Santiago morreu em 2013, aos 66 anos - Foto: Reprodução/ Instagram @emiliovitalinosantiago

A morte de Emílio Santiago em virtude de um AVC, em 2013, ainda dá o que falar. E isso por conta de um suposto filho do cantor. Aleksander Nunes, de 43 anos, quer fazer um exame de DNA para comprovar que é herdeiro do falecido artista e, por conta disso, o corpo de Emílio vai ser exumado nesta quinta-feira, 20 de outubro.

Há nove anos, desde a morte de Santiago, Aleksander aguarda autorização da Justiça para fazer o teste. Ele chegou a fazer campanha para arrecadar fundos com o intuito de custear o exame. 

Leia +: Aleksander chegou a ser hostilizado no velório de Emílio Santiago

Segundo ele, o objetivo era chegar ao valor de R$ 15 mil, montante necessário para pagar a exumação do corpo. Desta forma, será possível fazer a coleta do material genético que seria utilizado para fazer o exame de DNA.

TENTATIVAS FRUSTRADAS

De acordo com Aleksander, o artista chegou a ser procurado. A primeira tentativa de contato teria acontecido quando o suposto filho tinha 26 anos. Além de não ter sido reconhecido como filho biológico legalmente, Aleksander não teve a oportunidade de passar por exames enquanto Emílio Santiago estava vivo.

“Estou perdido. Já dei entrada na Justiça, mas o processo não anda. Eles já tinham que ter decretado o direito de fazer esse procedimento. Quero acabar logo com essa incerteza. Meus filhos estão sofrendo na escola com toda essa história”, comentou ele na época.

Dezoito meses após a morte do cantor, o suposto filho conseguiu fazer o primeiro teste. O exame foi realizado junto da meia irmã do cantor. Segundo o laudo, o grau de parentesco chegava a 63% de certeza, indicado a provável relação entre ele e Emílio. Entretanto, a comprovação só poderia vir com os restos mortais do artista.

Ouro exame, feito com material genético de Emílio Santiago, só comprovou 12% de possibilidade de os dois serem parentes diretos. Agora, a comprovação poderá ser mais correta com a exumação. 

DOCUMENTÁRIO RESSALTA HOMOSSEXUALIDADE DO CANTOR

Além de Aleksander, ouras duas pessoas disputam a herança de Emilio Santiago. Uma delas é seu ex-companheiro, o professor Márcio Tadeu, que afirma ter vivido com o artista por oito anos

O historiador Marcos Roza, que idealizou em 2019 um documentário sobre a vida do cantor, chamado “Emílio Santiago e as Sete Aquarelas”, destacou que ele não assumia a homossexualidade.

Leia +: Emílio Santiago planejava adotar uma criança

Em diversas ocasiões, o cantor chegou a fazer declarações como: “Tenho 40 anos de carreira e as pessoas sempre me respeitaram. Ninguém nunca escreveu que ‘Emílio é gay’ nem tive necessidade de abrir mão da minha personalidade”; “Vivo de maneira natural. Conheço vários famosos que vivem juntos há quinhentos mil anos e não precisam levantar bandeira”.

Segundo Marcos Roza, o preconceito da sua geração impelia de Emílio uma postura mais firme sobre o tema.

Outra pessoa que briga na justiça pela herança é uma suposta irmã do falecido artista, Hercília Santiago. Ela diz que o cantor se afastou da família após a fama.

Na lista de bens, que totalizam cerca de R$ 10 milhões, estão uma casa de veraneio, localizada em Araras, na Região Serrana do Rio de Janeiro; um apartamento no bairro do Flamengo, na Zona Sul carioca; um apartamento e uma sala comercial em São Paulo.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino