Corte de cabelo de Carminha repete sucesso de outras novelas
Por Redação - 26/07/12 às 17:15
Na noite desta quinta-feira (26), Avenida Brasil vai tentar alcançar seu recorde de audiência com mais uma sessão de tortura promovida por Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves). A cozinheira vai cortar o cabelo da vilã, que cai aos prantos por esse golpe em sua vaidade.
Não é a primeira vez que uma cena de corte de cabelo arranca lágrimas de uma personagem em novela. Mas é mais freqüente que o motivo não seja uma vingança, mas por problemas de saúde.
+VINGANÇA DA TESOURA: NINA CORTA CABELO DE CARMINHA, QUE CHORA
A cena de corte dramático de corte de cabelo foi vista pelo telespectador na novela Laços de Família, de Manoel Carlos, exibida no horário nobre, entre junho de 2000 e fevereiro de 2001. Camila, personagem de Carolina Dieckmann, teve sua cabeça raspada devido à leucemia. O capítulo com a cena foi ao ar no dia 11 de dezembro de 2000, e a trama bateu picos de 65 pontos no Ibope, com 79% dos televisores ligados.
Em 15 de setembro de 2009, a novela Caras & Bocas, na faixa das 19h, também teve bom resultado na audiência com a cena em que a personagem Tatiana (Rachel Ripani) raspou os cabelos por conta do tratamento de quimioterapia. O capítulo registrou audiência de 37 pontos com picos de 40 pontos.
Mas por que os telespectadores ficam tão ligados em cenas de corte traumático de fios? No livro Dr. Cabelo, o médico Luciano Barsanti conta que as madeixas são importantes para a imagem que um indivíduo faz de sua beleza e juventude. Ele escreve que a mídia, novelas e o setor de cosméticos também vendem a imagem de que “para se sentir bonita, ela tem de ser loira e ter cabelos lisos”.
“Quem perde cabelo se sente mais velho, menos seguro, tende mais à obesidade e deixa de fazer exercícios e a ter vida social”, afirmou o médico.
O autor do livro recomenda ficar de olho nos primeiros sinais de alerta para que homens e mulheres prestem atenção e tomem a atitude de combater a queda de fios. É preciso ter paciência durante o tratamento, pois os resultados nem sempre são perceptíveis no curto prazo. Por mês, o cabelo saudável cresce só cerca de 1 centímetro.
Não é preocupação só de mulheres. Barsanti citou que uma pesquisa captou a ansiedade dos homens com a queda dos fios. É a terceira causa de estresse. Perde apenas para problemas financeiros e discussões com a companheira.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.