CQC Danilo Gentili abre o verbo contra censura do TSE aos humoristas

Por - 13/08/10 às 12:24

Ag.News
Danilo Gentili escreveu uma carta para a Folha de S. Paulo, publicada na quarta-feira (11), se manifestando contra a postura do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que barrou a cobertura de programas humorísticos durante a época de eleições. O repórter do CQC chegou a comparar a liberdade de expressão no Brasil com ‘o mesmo conceito de liberdade do zoológico’. 
“O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está preocupado, pois entendeu que satirizar um candidato na TV gera desigualdade no processo eleitoral. Ufa! Agora os indefesos candidatos já podem respirar aliviados e se concentrarem na campanha em que, na mesma TV, durante a propaganda eleitoral gratuita, um terá 10 minutos a mais que o outro para expor suas ideias. Isso sim é democrático, igualitário e… Droga… Aqui caberia uma piada, mas não posso fazê-la”, começou Gentili. 
O texto segue apontando exemplos de censura, com muita ironia:
“O humorista pega a verdade e a exagera. Ao contrário do político, a verdade é imprescindível para o sucesso de seu trabalho… E esse é o problema. Num país onde culturalmente é bonito lucrar com a mentira, a verdade não diverte. Assusta. Indigna. Onde já se viu um coronel permitir que manguem de sua cara em sua província? Então, censuremos! Por isso, recentemente, tivemos imprensa brasileira censurada, jornalista estrangeiro expulso, repórter agredida e agora, humorista amordaçado. É melhor que o Estado defina o que pode ou não ser passado para o público, assim o público continua passando o que interessa para o Estado.”

“Muito político faz chorar. Com a mesma matéria-prima o humorista faz rir."
Gentili ainda cita pensamentos de Aristófanes, pai da comédia grega, Henri Bergson, filósofo francês, e Freud, pai da psicanálise, para dar força ao argumento. 
“Muito político faz chorar. Com a mesma matéria-prima o humorista faz rir. Para o TSE a segunda opção é uma ameaça e precisa ser contida. A liberdade de expressão aqui tem o mesmo conceito de liberdade do zoológico. Faça e fale o que quiser. Você é livre! Desde que não passe os limites da sua jaula. Não me multem, por favor. Isso não foi uma piada”, encerrou o humorista. 
Tudo sobre famosos você encontra em O Fuxico, o site que é referência em celebridades!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.