Dani Valente solta o verbo e alerta sobre uso indevido de suas imagens por IA
Por Flavia Cirino - 03/09/24 às 07:40
O uso de inteligência artificial para criar propagandas falsas com imagens e vozes de celebridades levantou preocupações recentemente. A atriz Dani Valente, por exemplo, denunciou um comercial que utilizou sua imagem de forma não autorizada.
‘Megalópolis’ x IA: Entenda a treta!
Diagnosticada com fibromialgia, Dani afirmou que o anúncio dizia falsamente que ela havia usado um produto para aliviar as dores da condição.
“Gente, estou chocada. Olha como a inteligência artificial pode ser usada. Pegou um trecho de uma entrevista minha que eu dei na Globo e fizeram uma voz parecida com a minha, parece que sou eu…”, disse ela, primeiramente.
Em seguida, a atriz que fez sucesso no extinto “Zorra” destacou: “Me colocaram para vender um produto que é mentira. Eu nunca usei esse produto. Estão falando que esse foi o único produto que aliviou as dores da minha fibromialgia… Cuidado com a IA, isso é falso. Estão usando a minha imagem de maneira criminosa”, ressaltou a artista.
Casos semelhantes com outras celebridades
No último dia 1º de setembro, o ator Tom Cruise também relatou um caso semelhante. Elle revelou que sua voz e imagem estavam sendo utilizadas em anúncios para promover produtos milagrosos, sem qualquer tipo de consentimento.
Tom, que vive com diabetes tipo 2, destacou que recebe tratamento apenas de seu médico certificado e alertou seus seguidores: “Propagandas criadas sem o meu consentimento por inteligência artificial. Eu tenho diabetes tipo 2 e só recebo tratamento com meu médico que é certificado. Não se deixe enganar, não perca seu dinheiro ganho com dificuldade”.
Em julho, Paolla Oliveira também enfrentou problemas relacionados ao uso de IA. A atriz denunciou que estavam utilizando sua voz e imagem para espalhar informações falsas sobre produtos e promoções.
“Disseminando informações falsas. Essa aí, por exemplo, é falando sobre um produto que eu nunca ouvi falar. Divulgando jogos, falsas promoções e provavelmente outros absurdos que eu nem sei ainda”, afirmou Paolla, indignada com a situação.
Dani, Tom, Paolla: Impacto da desinformação digital
Paolla Oliveira também fez um apelo para que o público questione os conteúdos que encontram online, especialmente aqueles que envolvem o uso de inteligência artificial.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“A gente não pode simplesmente ser manipulado assim. A gente não vai ser porque isso é muito sério. Vocês sabiam que até um acionamento jurídico nesses casos pode não ter eficácia? E não tem. Porque a gente não tem regras para falar sobre esse assunto. A desinformação é uma das maiores ameaças que a gente tem pela frente”, disse a atriz, ressaltando a gravidade da falta de regulamentação nessa área.
A crescente utilização de inteligência artificial para criar conteúdos enganosos com imagens de figuras públicas levanta questões sobre ética e responsabilidade no ambiente digital. Vale ficar atento!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino