Daniel Azulay morre vítima do coronavírus
Por Redação - 27/03/20 às 21:30
O desenhista, pintor e cartunista Daniel Azulay morreu nesta sexta-feira (27) no Rio de Janeiro.
O artista plástico de 72 anos lutava contra uma leucemia e contraiu o coronavírus, segundo parentes e sua página oficial.
Azulay estava internado havia duas semanas no CTI da Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul carioca.
Daniel ganhou notoriedade no Brasil inteiro nos anos 1970 e 1980 por participar de programas educativos para públicos infantis, como a Turma do Lambe Lambe, em canais como TV Educativa e Bandeirantes.
Ao longo da carreira, o Daniel também se envolveu em vários projetos sociais e de conscientização sobre o meio ambiente.
Nas redes sociais, famosos lamentaram a morte do famoso.
Confira:
Daniel Azulay marcou a infância de toda uma geração e impactou várias outras. Agora, nos deixa graças ao COVID-19… Que tristeza absurda… pic.twitter.com/6phYOpxZ30
— Felipe Neto (@felipeneto) March 28, 2020
Daniel Azulay: o ídolo que virou um amigo. Um doce amigo. Partiu hoje também por culpa do Corona, essa doença que só um irresponsável pode chamar de “gripezinha”. Obrigado por tudo, Daniel.
— Marcius Melhem (@omarciusmelhem) March 28, 2020
Caramba, o Daniel Azulay morreu por conta do coronavírus… ele fez parte da minha infância e de muitos da minha geração…
FIQUEM EM CASA POR FAVOR pic.twitter.com/7NyBsBxBwZ
— Marcos Castro (@marcoscastro) March 27, 2020
Uma pena. Daniel Azulay ajudou a educar uma geração com talento, amor e ternura. Substantivos pouco valorizados nos dias de hoje. Força para a família. https://t.co/PZvtnM4Emu
— Antonio Tabet (@antoniotabet) March 28, 2020
A situação do coronavírus no mundo
Coronavírus no Brasil
Até segunda-feira (23), o coronavírus teve uma disseminação bastante rápida: já foram infectados até a data, mais de 212 mil pessoas em 164 nações, com um total, 8.700 mortes. Além disso, as Secretarias Estaduais de Saúde contabilizam 1.629 infectados em todos os estados do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, há, até a data, 25 mortes no país, sendo 22 deles no estado de São Paulo e 3 no Rio de Janeiro.
No país foi decretado estado de emergência na semana passada e ocorreu a recomendação do fechamento de lojas, shoppings, clubes e academias, além da conscientização e proibição do uso de praias, parques, teatros, shows, etc.
Em São Paulo, o governo do Estado recomendou o cancelamento de eventos de lazer, culturais e esportivos, com mais de 500 participantes. Também determinou a suspensão imediata das aulas em universidades públicas e em escolas da rede pública e privada.
China e Coréia do Sul
Na segunda-feira (23) a China afirmou ter uma queda na quantidade diária de casos novos de coronavírus. Há 4 dias foram revertidos os casos de aumento e em Pequim, capital do país, foram reforçadas as medidas para combater a quantidade de infectados vindos do exterior.
A China teve 39 casos novos confirmados no domingo (22), de acordo com a Comissão Nacional de Saúde, e estes envolveram viajantes vindos do exterior, muitos deles estudantes chineses que voltavam para casa.
A Coreia do Sul também informou que teve o menor número de casos novos, desde o pico, que aconteceu no dia 29 de fevereiro. Tal queda levou mais esperança de que, o maior surto asiático fora da China, esteja recuando. Por lá, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC) disseram que ocorreram 64 casos novos na segunda-feira (23), o que elevou a cifra nacional para 8.961. O total de mortos por lá subiu de 110 para 118. O pico aconteceu no dia 29 de fevereiro, com 909 casos.
Leia mais sobre a pandemia do coronavírus no mundo clicando aqui.
Tudo sobre o coronavírus
O que é o Coronavírus
O Sars-Cov-2 é o mais novo integrante de uma família já conhecida. Ela é formada por vírus que tiveram origem em animais silvestres. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias. Coronavírus é o nome de uma família desses vírus. O nome vem por conta dos mesmos terem suas estruturas em formato de coroa. Eles costumam circular entre animais, como roedores e morcegos. Mas a doença começou a afetar humanos também. O vírus causador sofre mutações espontâneas e aleatórias, por isso ainda não há uma medicação certeira para combater a doença.
São eles os responsáveis por infecções respiratórias e já provocaram outras doenças.
Leia mais sobre o coronavírus clicando aqui.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.