Danilo Sacramento relembra sua carreira como patinador profissional, em Malhação
Por Redação - 18/03/13 às 11:05
Danilo Sacramento é modesto. Antes de começar a se aventurar pela pista, o Cezar de Malhação pede alguns minutos para se reacostumar com os patins.
"Não pratico há muito tempo, ainda estou desenferrujando! Vou ficar só no básico", avisa.
Mas não demora muito para o ator começar a saltar pelas rampas e fazer manobras de grind, ou seja, deslizar com os patins por um corrimão. A habilidade na patinação radical vem de anos como atleta profissional no esporte.
"Comecei em 1989 e me profissionalizei em patinação agressiva em 1995, quando participei do meu primeiro campeonato, nos Estados Unidos", conta.
Quando Danilo começou a patinar, a modalidade chamada de radical ou agressiva, que envolve saltos em rampas e outras manobras, ainda não existia no Brasil.
"Eu sou da primeira geração do patins radical no Brasil", afirma.
Mais tarde, ele passou a trabalhar na tevê, fazendo reportagens para canais de esporte. Sempre relacionadas a patins, skate e bicicleta. Com isso, foi se afastando dos treinos, mas não do esporte.
"Eu tinha as rampas, então organizava eventos, como campeonatos. Era presidente da Associação Brasileira de Patins Radical. Parei de competir, mas continuei muito envolvido", relembra.
Ao se tornar apresentador e, mais tarde, ator, Danilo deixou os patins de lado. Mas, agora, voltou a praticar por causa do papel em Malhação.
"Ainda não está completamente definido, mas o Cezar vai treinar o Orelha na patinação radical", adianta, se referindo ao personagem de David Lucas.
Aproveitando que ambos atores já sabem patinar, a trama vai incorporar a modalidade.
"Estou muito empolgado por voltar a praticar meu esporte e ainda conciliá-lo com o meu trabalho", comemora.
Em seu primeiro treino no Aterro do Flamengo, Danilo explica que, antes de começar a patinar, é preciso conhecer a pista, já que nenhuma é exatamente igual a outra.
"O atleta precisa se acostumar, conhecer as transições e saber onde é melhor para pular. Especialmente quando a pista é de concreto", dá a dica.
Para reaprender as manobras e conhecer melhor a pista, o ator começa devagar. Mas gosta mesmo é de adrenalina.
"Curto patinar em rampa. Se tiver de patinar na rua, em linha reta, eu não gosto, não vejo graça. Quero é saltar, mandar manobras", confessa.
O ator – que já praticou skate, artes marciais, rapel, fez bung-jumping e até pulou de paraquedas – explica que a escolha pela patinação foi por afinidade.
"Tem gente que gosta de andar de skate ou de bicicleta. Depende de onde você se sente mais à vontade e pega um domínio mais rápido", avalia.
Interpretando um professor de Biologia em seu trabalho atual, Danilo tem se divertido com o retorno que recebe do público. E garante ser bem diferente do que tinha como o jornalista Beto Jr., seu papel em Fina Estampa, também da Globo.
"O Beto tinha um retorno muito legal, mas o pessoal já vinha xingando o personagem. Já o Cezar é até mulherengo, mas como não é mau caráter, o público não pega raiva", compara.
O ator se surpreendeu com a grande resposta que o personagem gerou, especialmente na internet, já que, para ele, o elenco principal da trama são os adolescentes.
"Claro que o Cezar tem a história dele, com seus conflitos próprios. Mas o elenco adulto está ali para ajudar a contar a história desses alunos", analisa.
Danilo Sacramento já deu aulas antes de ser professor em Malhação
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.