Datena: “Estou me sentindo perseguido religiosamente”
Por Redação - 01/02/13 às 19:33
Como O Fuxico contou, a TV Bandeirantes foi condenada, na quinta-feira (31), pela Justiça Federal de São Paulo a prestar esclarecimentos à população. Isso porque, em uma das edições do programa Brasil Urgente, José Luiz Datena e seu repórter, Márcio Campos, terem relacionado o fuzilamento de um garoto à ausência de Deus, dizendo ainda que ‘como os ateus não tinham limites, esse tipo de crime aconteceu’. Disseram também que ‘pestes, guerra e fome também eram causadas por conta do povo ateu’.
Em seu programa desta sexta-feira (1º), o apresentador se revoltou com ação civil pública movida por Jefferson Aparecido Dias, procurador regional dos direitos do cidadão. Datena esclareceu que não chamou os ateus de assassinos.
“Já ouviu falar da frase que quem mata alguém é porque não tem Deus no coração? Essa frase já existe desde que existe Deus… E não estou falando que ateu mata. Tem cara que fala em Deus e mata 10 pessoas por aí… Isso não quer dizer nada!”
Na atração, ele também disse que não é contra nenhuma crença e que se sente perseguido, religiosamente.
“Até ateu vir me condenar? Eu respeito todas as religiões, mas eu tenho pena de quem não acredita em nada. Eu estou me sentindo perseguido religiosamente. Ter Deus no coração é muito bom! Com Ele vou até o inferno e dou chute no saco do capeta.”
A condenação prevê que a Band exiba, durante o Brasil Urgente, uma nota de esclarimento sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e crença no Brasil. Há na ação a exigência de que tais esclarecimentos deverão permanecer no ar pelo mesmo tempo que Datena usou para fazer declarações impróprias aos olhos da justiça (50 minutos aproximadamente).
Caso descumpra essa determinação, cabe então à emissora uma multa diária no valor de R$ 10 mil. A responsabilidade por fiscalizar tempo e teor de esclarecimentos ficou a cargo da Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações.
Justiça condena Band à retratação por declarações de Datena
Datena faz sequestrador se entregar, passa mal e deixa programa
Datena irá apresentar novo game show na televisão
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.