Deborah Secco desfalca festa de Confissões de Adolescente

Por - 18/10/05 às 09:40

Felipe Panfili

A ausência mais sentida na festa de lançamento do DVD de Confissões de Adolescente, seriado que há onze anos lançou Deborah Secco, foi justamente a da atual intérprete do invejável papel de protagonista de uma novela do horário nobre global. A atriz justificou com um telefonema o bolo que deu no diretor Daniel Filho, no roteirista Euclydes Marinho e nas colegas do elenco: Daniele Valente, Georginana Góes e Maria Mariana, autora do diário em que a série se baseou. Deborah avisou  Daniel que estava afônica.

O diretor apelou para o primeiro verso da música Emoções, de Roberto Carlos – “Quando eu estou aqui e vivo esse momento lindo” – para relembrar sua primeira produção independente que acabou sendo comprada pela TV Cultura e, posteriormente, ganhou o mundo através de uma produtora francesa que se associou ao projeto. Fez questão de chamar o elenco presente, a começar por Daniele Valente, a quem rotulou de anfitriã da festa que aconteceu no Espaço Gourmet, na Barra, zona oeste do Rio, na noite de segunda-feira, 17.

Daniel Filho não se esqueceu nem mesmo de Patrícia Verone, um das criadoras da peça, já que Confissões primeiro ganhou os palcos e depois virou livro, antes de se tornar o seriado pioneiro da tevê brasileira rodado em película. Brincou e ouviu gozações das três atrizes – Daniele Valente, Georgiana Góes e Maria Mariana –, mas, em momento algum citou o nome de Deborah Secco, durante a apresentação. Ao terminar seu papel de mestre-de-cerimônias, que teve direito a abraços de Euclydes Marinho e Domingos de Oliveira, pai de Maria Mariana e diretor de Confissões no teatro, Daniel voltou para a mesa ao lado de sua mulher, Márcia Couto.

Pelo Espaço Gourmet passaram vários artistas, muitos dos quais eram praticamente bebês quando o seriado foi exibido. Foi o caso dos irmãos Stephany Brito e Kayky Brito, que prometiam devorar o DVD assim que chegassem em casa. A mesma ansiedade tomava conta de Jean Fercondini, Sérgio Hondjakoff, Élder Agostini, Juliana Lohman e Talita Ribeiro.

Danielle Winits, que se lembra bem da adaptação de Confissões para o teatro, também era só elogios à iniciativa de Daniel Filho de transformar o seriado em DVD.

“A adolescência e as questões que as pessoas passam nessa fase da vida são sempre muito parecidas. Então, para nós adultos, é bom para recordar os velhos tempos. E para quem está na adolescência é muito legal ter acesso a essa história, porque, certamente, se verá fazendo parte dela”, disse a atriz de 31 anos, ao lado do namorado, Cássio Reis, de 26 anos.

Confissões de Adolescente

De acordo com a sinopse assinada pela própria autora, Maria Mariana, Confissões de Adolescente conta a história de quatro irmãs inseparáveis descobrindo juntas o mundo: LUA, INGRID, CAROL e MARI, dos seus 14 aos 18 anos. Elas vivem em um típico condomínio na Barra da Tijuca e o seu cotidiano é característico de meninas dessa idade: passeios de bicicletas, shopping-centers, subidas de árvores, e é claro, conversas sobre suas famílias, a vida e seus mistérios.

Todas têm personalidades marcantes. As suas diferenças fazem com que elas se completem, construindo assim uma amizade duradoura. Ingrid é a palhaça da turma, sempre alto-astral, vivendo um eterno verão de alegrias. Carol é romântica e frágil, sonhadora. Lua é esperta e prática e está sempre pensando no futuro, fazendo planos. E, finalmente Mari, uma leonina de primeira, que tem em sua alma o outono, as folhas caindo, o movimento constante. Ela é a narradora da história.

É no dia-a-dia dessas meninas que surgem suas descobertas sobre a vida: crises de identidade, amores, sexo, gravidez, aborto, temas que hoje fazem parte do cotidiano dos jovens em qualquer lugar do mundo e que serão vividos por essas quatro irmãs, que acabam descobrindo como superar, aprender e crescer nessa fase tão difícil, para finalmente se tornarem mulheres.

Confissões de Adolescente é mais que um filme sobre adolescentes. É uma emocionada e divertida reflexão sobre o espírito da juventude. Juventude presente em todos nós.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.