Deo Garcez recebe Comenda Luiz Gama em homenagem histórica

Por - 27/10/2025 - 10:50

Deo GarcezDeo Garcez - Foto: Divulgação

O ator Deo Garcez receberá a Comenda Luiz Gama da Loja Maçônica América de São Paulo no próximo dia 5 de novembro, no contexto do Mês da Consciência Negra.

A cerimônia vai celebrar a arte, a pesquisa antirracista e ainda resgatar a memória de Luiz Gama — patrono da abolição e membro histórico da própria Loja.

Saiba o que Deo Garcez fazia antes de ser ator

Deo Garcez acumula honrarias. Em 2019 ele recebeu a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio. Já em 2024 agraciado com a Medalha Luiz Gama do Instituto dos Advogados Brasileiros, também no Rio. Conforme a publicação, “a sequência de honrarias […] é de suma importância”.

Desde 2015 o ator dirige e protagoniza o espetáculo “Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade”. No espetáculo, ele interpreta o próprio Luiz Gama, ao lado da atriz Soraia Arnoni, sob direção de Ricardo Torres.

A entrega da comenda pela Loja Maçônica América agrega significado simbólico. Isso porque Luiz Gama foi membro dessa Loja e atuou no movimento abolicionista no século XIX. Portanto, reconhecer Garcez por meio da mesma instituição representa mais que uma cerimônia. Trata-se de legitimar a arte, o ativismo e a memória histórica de negros que construíram o Brasil.

Maçonaria, reconhecimento e ativismo cultural

A Loja Maçônica América surgiu fundada em São Paulo em 9 de novembro de 1868, e sua trajetória inclui apoio à causa abolicionista. Em seus primeiros anos, a entidade fomentou escolas noturnas para pessoas livres e escravizadas, além de inserir no debate social a emancipação por meio da educação.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Assim, a condecoração que recai sobre Deo Garcez não se limita à carreira de ator. Conforme o texto de anúncio, é “um reconhecimento profundo e multidimensional” que abrange arte, pesquisa acadêmica e luta contra o racismo.

Juntamente ao ator, Lígia Fonseca Ferreira também será homenageada na mesma sessão, reforçando que o evento congrega diferentes vozes em prol da memória e da justiça social.

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino